Sarampo

Rio de Janeiro RJ: estação da Carioca oferece posto de vacinação contra o sarampo

RJ: estação da Carioca oferece posto de vacinação contra o sarampo

Imunização está disponível até sexta-feira (10) para o público-alvo da campanha da SES-RJ, que são crianças e adultos, entre seis meses e 59 anos

  • Rio de Janeiro | Ludmila Gomes, do R7*

Jurandir Badaró/Futura Press/Estadão Conteúdo

A SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro) implementou, nesta terça-feira (10), um posto de vacinação contra o sarampo na estação da Carioca, no metrô do Rio.

Leia mais: RJ tem confirmada primeira morte por Sarampo em 20 anos

A imunização estará disponível até sexta-feira (13). O ponto de vacinação está montado no mezanino inferior, com funcionamento das 8h às 14h.

A vacina é indicada para o público-alvo da campanha promovida pela SES-RJ, que são crianças e adultos, com idade entre seis meses e 59 anos. Os usuários devem apresentar documento de identidade ou CPF. Na ocasião, serão emitidos comprovantes para o público que foi imunizado.

De acordo com a SES-RJ, a proteção contra o sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola.

''No caso de pessoas portadoras de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença''. Afirma nota da secretaria. 

Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, a transplantados de medula óssea, a gestantes, e a quem apresenta alergia ao ovo.

Leia mais: Bebê de 8 meses é primeira vítima fatal de sarampo no Rio de Janeiro após 20 anos

Sintomas do Sarampo

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

*Estagiária do R7 sob supervisão de PH Rosa

Últimas