Novo Coronavírus

Rio de Janeiro RJ: Estado cria manual de prevenção à covid-19 para volta às aulas

RJ: Estado cria manual de prevenção à covid-19 para volta às aulas

Com previsão de retorno para a próxima segunda, escolas particulares deverão se adaptar ao “novo normal” com uso de máscaras e distanciamento

Escolas devem se adaptar ao novo normal

Escolas devem se adaptar ao novo normal

Leandro Ferreira / Fotoarena / Folhapress - 08.09.2020

Com a volta às aulas na rede particular previstas para a próxima segunda-feira (14), a SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde) criou um manual de prevenção para evitar o contágio pela covid-19.

Entre as recomendações estão o uso obrigatório das máscaras de proteção, o distanciamento sociais de um metro e meio. Para isso, as mesas e carteiras devem estar organizadas de modo que não haja aglomeração e dispostas junto das paredes e janelas. As unidades escolares também devem reforçar a limpeza das salas e fazer a manutenção frequente dos aparelhos de ar-condicionado.

Polícia Civil cumpre 22 mandados por suposto desvio no Rio de Janeiro

A cartilha explica ainda o passo a passo que a escola deve seguir caso haja algum caso suspeito de coronavírus. Em relação aos transportes escolares, o manual orienta que o veículo circule com as portas fechadas e disponibilize álcool em gel.

“São recomendações importantes que abordam questões de higiene pessoal, chegada à escola, utilização de sanitários e limpeza e desinfeção das escolas. Na situação mais aguda, que é a identificação de um caso suspeito de coronavírus em ambiente escolar, o procedimento é promover o isolamento do paciente em área já previamente definida e informar a ocorrência à Vigilância Epidemiológica da região para providenciar a assistência. A vigilância deve ser constante e a responsabilidade compartilhada entre todos", explica a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas