Novo Coronavírus

Rio de Janeiro RJ impõe novas restrições, mas permite escolas e comércio abertos

RJ impõe novas restrições, mas permite escolas e comércio abertos

Decreto, válido até segunda (26), considera que é preciso atualizar medidas pela diminuição da ocupação de leitos de UTI no Estado

  • Rio de Janeiro | Rafaela Oliveira, do R7*

Resumindo a Notícia

  • Novas restrições da covid-19 valem até 26 de abril no Estado do Rio
  • Cláudio Castro aponta necessidade de atualizar medidas com diminuição da ocupação de leitos
  • Pacientes infectados com covid-19 não podem receber visitas na rede pública e privada
  • Taxa de ocupação de leitos de UTI para a covid-19 está em 85,8% no estado
Ocupação de leitos da covid diminui no RJ

Ocupação de leitos da covid diminui no RJ

Reprodução/Secretaria Estadual de Saúde RJ

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, publicou novas medidas de restrição para o estado no diário oficial desta terça-feira (20). De acordo com o decreto, as restrições serão válidas até a próxima segunda-feira (26).

No documento, Castro aponta a necessidade de atualizar o enfrentamento da covid-19 em decorrência do aumento da capacidade do Estado em atender à demanda por leitos hospitalares.

Entre as mudanças, está suspensa a visitação de pacientes infectados com o vírus, em redes pública e privada. Já as escolas estaduais poderão ofertar ensino híbrido, desde que estejam ocupadas em até a metade da capacidade.

Fica mantido o funcionamento de estabelecimentos comerciais, shopping centers, bares e restaurantes com 40% da lotação, desde que respeitem as medidas de isolamento social. Além disso, as casas de show, festas e boates continuam fechadas. 

No painel da covid-19 do governo estadual, atualizado nesta segunda-feira (19), foram confirmados 916 casos de infecção da doença de domingo para ontem. Ao todo, são 704.265 casos desde o início da pandemia. Os óbitos confirmados nesta última atualização diária chegaram a 108, chegando a 41.418 mortes totais.

A taxa de ocupação de leitos da UTI da covid-19 está em 85,8%. Já os de enfermaria estão em 69%. Estes números representam uma diminuição em relação aos dias anteriores. No último dia 18 de abril, a ocupação na UTI estava em 88%, enquanto que, nas enfermarias, chegava a 73%.

Segundo o 26º Mapa de Risco da Covid-19, divulgado na última sexta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde, o Rio de Janeiro deixou a bandeira roxa (risco muito alto) e entra na bandeira vermelha (risco alto) na maior parte do estado.

Mapa de risco divulgado na última sexta-feira (16) aponta melhora para faixa vermelha no RJ

Mapa de risco divulgado na última sexta-feira (16) aponta melhora para faixa vermelha no RJ

Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde RJ

*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

Últimas