Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ retira cerca de 150 toneladas de lixo em rios do Jacarezinho

Balanço é dos últimos dois dias. Ação do Inea nos rios Salgado e Jacaré faz parte do projeto Cidade Integrada, para evitar enchentes

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*, com Record TV Rio

Em ação do Cidade Integrada, Inea retira 150 toneladas de dois rios no Jacarezinho
Em ação do Cidade Integrada, Inea retira 150 toneladas de dois rios no Jacarezinho Em ação do Cidade Integrada, Inea retira 150 toneladas de dois rios no Jacarezinho

O Instituto Estadual do Ambiente retirou cerca de 150 tonelas de resíduos em dois dias de limpeza dos rios Salgado e Jacaré, no Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. Para o projeto Cidade Integrada, há um investimento de R$ 147 milhões voltado para evitar transbordamentos e enchentes na comunidade.

As ações do Inea começaram na última segunda-feira (24). "Queremos entregar dignidade aos moradores da região, permitir que se sintam confortáveis em suas casas e tenham condições sanitárias de qualidade", afirmou o governador Cláudio Castro. 

Segundo informações, o valor investido pelo Estado deve ser gasto em até 32 meses. Numa segunda etapa de trabalho, que tem previsão para começar no segundo semestre, Rio Salgado deve ser canalizado, com urbanização do entorno e criação de espaços públicos de lazer, calçamento, implantação de ciclovias e pavimentação.

'Não é um projeto de pacificação', diz Castro sobre Cidade Integrada

Publicidade

Nesta terça-feira (25), cerca de 200 quilos de maconha e skunk (uma variação mais forte da droga) foram apreendidos no Jacarezinho. De acordo com a Polícia Civil, agentes da 35ª DP (Campo Grande) encontraram o entorpecente escondido sob o telhado de um galpão abandonado nas proximidades do Campo do Abóbora. 

Moradores protestam após relatos de abuso policial no primeiro dia do Cidade Integrada
Moradores protestam após relatos de abuso policial no primeiro dia do Cidade Integrada Moradores protestam após relatos de abuso policial no primeiro dia do Cidade Integrada

Os moradores da comunidade denunciaram abusos policiais já neste início da implementação do Cidade Integrada. Segundo relatos, agentes reviraram casas e abusaram da força nas revistas. 

Publicidade

Houve manifestação no Jacarezinho ainda na segunda-feira. Ontem, o governador afirmou que todas as denúncias serão investigadas.

O projeto Cidade Integrada também atua na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio. No local, construções irregulares estão sendo demolidas. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.