Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: Secretaria confirma cinco casos de variantes de coronavírus

 Dos cinco pacientes confirmados, um está em estado mais grave e os outros quatro estão dependentes de oxigênio porém estáveis

Rio de Janeiro|Raíza Chaves, do R7*

Secretários falaram sobre pacientes diagnosticados com novas variantes do coronavírus
Secretários falaram sobre pacientes diagnosticados com novas variantes do coronavírus Secretários falaram sobre pacientes diagnosticados com novas variantes do coronavírus

Em entrevista coletiva, o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz junto com a equipe da Vigilância Sanitária comentaram sobre a nova variante do coronavírus nesta quarta-feira (17), que cicula no Rio de Janeiro.

Mário Sérgio Ribeiro, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou cinco casos da nova variantes, uma mulher da linhagem do Reino Unido e outros quatro que estão sob análise, sendo um em Petrópolis, um em Belford Roxo e dois na Capital.

Entre os casos na Capital está um homem vindo de Manaus internado no hospital do Andaraí. Dos cinco pacientes confirmados, um está em estado mais grave e os outros quatro estão dependentes de oxigênio, porém estáveis.

"Ainda não há informações de como essas pessoas pegaram o vírus ainda", disse o superintendente.

Publicidade

Os pacientes identificados com a mutação da doença foram identificados no hospital de Laranjeiras, na zona sul, e no hospital do Andaraí, na zona norte.

Sobre a surgimento da variantes, Mário Sérgio afirmou que elas já estavam sendo monitoradas no Brasil e que um processo natural e esperado.

Publicidade

"Objetivo é compreender como essas três variantes podem impactar na organização local e as pessoas confirmadas tiveram histórico de viagem", ressaltou.

Chamado de P.1., a variante foi identificada primeiro em Manaus. De acordo com especialistas, é mais transmissível e não há confirmação de que seja mais letal.

Publicidade

Para conter o avanço da variante, Daniel Soranz disse que a ideia é "intensificar as medidas que já estão sendo feitas e principalmente ficar atento ao aumento das internações por síndromes respiratórias".

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmou ontem (16) que a nova cepa do coronavírus foi identificada no Estado do Rio de Janeiro. A variante P.1 foi identificada primeiramente em Manaus (AM). A nova cepa foi comprovada após exames laboratoriais feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Não é possível confirmar ainda se a transmissão ocorreu dentro do próprio Estado ou se o paciente contraiu em viagem.

Vacina

Com a paralisação da vacinação, Daniel Soranz disse que a decisão foi de não antecipar a segunda dose da vacina.

Em relação ao Estado, Carlos Alberto completou que também não serão antecipadas doses e que não há notificação sobre a chegada de novas doses da vacina.

"A nossas taxas de ocupação em enfermaria 30% e CTI 70%. Não podemos nem pensar em Lockdown agora. É o dia a dia", finalizou.

Ao ser questionado sobre a falta de coordenação de informações com o Ministério da Saúde, Carlos respondeu: "acho que está".

*Sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.