Novo Coronavírus

Rio de Janeiro RJ: Secretário admite falta de professores em retomada de aulas

RJ: Secretário admite falta de professores em retomada de aulas

De acordo com Comte Bittencourt, equipes pedagógicas das escolas estaduais dos municípios devem ser ajustar ao “novo normal” durante os próximos dias

  • Rio de Janeiro | Lucas Ferreira, do R7*

Secretário visa intensificar preparação para o Enem

Secretário visa intensificar preparação para o Enem

Reprodução/Record TV Rio

O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, afirmou que existe a possibilidade de alunos da rede estadual de ensino não terem professores na retomada das aulas presenciais na manhã desta segunda-feira (19). Segundo o chefe da pasta, primeiros dias de retorno servirão como adaptação para o “novo normal”.

“[A retomada é] lenta, gradativa. É uma volta de ambientalização. Vai ter escola com professor sem aluno, vai ter escola com aluno sem professor. A equipe pedagógica, a equipe da escola que já está preparada com os protocolos sanitários, ela vai com a devida cautela retomando seu planejamento”, explicou Bittencourt.

O retorno das aulas presenciais abrange apenas os alunos do 3º ano do ensino médio e da fase 4 do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O objetivo da secretária de Educação é intensificar a preparação dos estudantes para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), adiado para o final de janeiro de 2021.

A pasta responsável pela educação no Estado manteve sob decisão dos municípios o retorno às aulas. Apenas 16 cidades aderiram à flexibilização: Carapebus, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Italva, Itatiaia, Macaé, Mesquita, Miracema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Piraí, Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia e Seropédica.

Durante o anúncio da retomada das aulas, no último dia 9, o Governo do Estado destacou que profissionais com mais de 60 anos ou de grupos vulneráveis, como imunodeprimidos, gestantes e puérperas não deverão retornar as suas funções.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas