Rio de Janeiro RJ tem queda no número de internações e óbitos por covid-19

RJ tem queda no número de internações e óbitos por covid-19

Mudança no cenário epidemiológico se deve principalmente pela vacinação da população, segundo secretário de Saúde

O Estado do Rio teve redução de 9% nas internações e de 6% no número de óbitos provocados pela covid-19. Os dados foram divulgados na 46ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde.

Notificação de novos casos, por causa da circulação da variante Delta, segundo secretário

Notificação de novos casos, por causa da circulação da variante Delta, segundo secretário

Itamar Crispim/ Fiocruz / 24.05.21

Os indicadores fizeram com que o Estado retornasse à classificação para bandeira amarela, de baixo risco, após uma semana na bandeira laranja, de risco moderado. A análise compara as semanas epidemiológicas 33 (de 15 agosto a 21 de agosto) e 31 (01 agosto a 07 de agosto).

“Essa mudança no cenário epidemiológico se deve principalmente pela vacinação da população adulta, que já alcançou 78% com a primeira dose e 38% com o esquema vacinal completo. Apesar de ainda estarmos observando um aumento na notificação de novos casos, por causa da circulação da variante Delta, os casos graves e óbitos estão caindo”, disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

As taxas de ocupação de leitos no Estado também tiveram redução. A de UTI caiu de 70% para 67% e a de enfermaria, de 46% para 44%, se compararmos a atual edição do mapa de risco com a da semana passada.

Das nove regiões do estado, cinco estão em bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Médio Paraíba. A Região Noroeste passou da bandeira vermelha para laranja, mesma classificação das regiões Serrana e Baía da Ilha Grande. Metropolitana l é a única que permanece na faixa vermelha.

Últimas