Novo Coronavírus

Rio de Janeiro RJ transfere todos os pacientes dos hospitais do Maracanã e S. Gonçalo

RJ transfere todos os pacientes dos hospitais do Maracanã e S. Gonçalo

Medida foi tomada em virtude do término do contrato com OS com hospitais de campanha. Governo garante que hospitais não serão fechados

  • Rio de Janeiro | Raíza Chaves, do R7*

Enfermeiros dormem no chão da unidade

Enfermeiros dormem no chão da unidade

Reprodução

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou nesta sexta-feira (17) a transferência de todos os pacientes do Hospital de Campanha do Maracanã e de São Gonçalo para outras unidades. Apesar disso, a secretaria afirmou em nota que os hospitais não serão fechados.

Em entrevista coletiva no dia 1º de julho, o secretário de Saúde Alex da Silva Bousquet havia afirmado que as unidades de campanha do Maracanã e de São Gonçalo continuariam funcionando. Além disso, os hospitais de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Nova Friburgo, que estão com obras atrasadas há três meses, seriam inaugurados futuramente, com 20 leitos cada.

“Esses hospitais servirão de retaguarda para uma possível segunda onda da epidemia”, contou Bousquet.

Em nota, a secretaria disse que os 26 pacientes do Maracanã, sendo 16 de UTI e 10 de enfermagem, vão ser encaminhados para o Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

"A Fundação Saúde irá ceder profissionais para aturem nas unidades para onde os pacientes estão sendo transferidos. Questões trabalhistas serão resolvidas pela OS (Organização Social)", disse a secretaria.

Já os 8 pacientes de São Gonçalo, sendo 6 de UTI e de 1 de enfermaria, vão ser transferidos para o Instituto Estadual do Tórax Ary Parreira e Hospital Municipal Luiz Palmier.

A SES acrescentou que a medida foi tomada em virtude do término do contrato com o Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), que acontece no sábado (18) e que foi informado à secretaria pela OS no dia 14 deste mês.

*Sob supervisão de Paulo Guilherme

Hospital de campanha do Maracanã

Hospital de campanha do Maracanã

Divulgação

Últimas