Eleições 2018
Rio de Janeiro RJ: tropas federais estarão nas ruas de 41 municípios durante eleições

RJ: tropas federais estarão nas ruas de 41 municípios durante eleições

Pedido de reforço na segurança foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para "garantir normalidade e legitimidade do processo eleitoral"

eleições 2018

Homens do Exército reforçam segurança durante eleições 2018

Homens do Exército reforçam segurança durante eleições 2018

José Cruz/Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou o uso das forças federais em 41 municípios do Rio de Janeiro durante as eleições de outubro.

O pedido foi feito pelo presidente do TRE/RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, para garantir, segundo ele, a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral que se aproxima.

De acordo com o TSE, a solicitação aprovada será encaminhada ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução de ações das Forças Armadas.

Exército nas ruas em 2016

Em 2016, as tropas federais atuaram nas ruas da capital e dos municípios de Duque da Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo, Belford Roxo, Campos, Macaé, Magé, Queimados e Japeri durante as eleições municipais. Na época, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, atendeu ao pedido do governo do Rio e da Justiça Eleitoral, que solicitaram apoio de tropas de segurança após os assassinatos de pelo menos dez pré-candidatos às eleições daquele ano.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.