Sarampo

Rio de Janeiro Sarampo: casos aumentam no RJ e só 33% do público-alvo foi vacinado

Sarampo: casos aumentam no RJ e só 33% do público-alvo foi vacinado

Segundo o Governo do Estado, só nos dois primeiros meses de 2020 foram registrados 276 casos; campanha de vacinação começou em janeiro

  • Rio de Janeiro | Ludmila Gomes, do R7*

A vacinação é a única forma de imunização contra o Sarampo

A vacinação é a única forma de imunização contra o Sarampo

Divulgação/Governo do RJ

A SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro) divulgou um balanço dos casos de Sarampo no Estado, nesta segunda-feira (9), que aponta 276 casos da doença registrados apenas este ano.

Leia mais: Dia D contra sarampo tem mais de 370 pontos de vacinação espalhados pelo Rio

Para imunizar a população, a meta do Governo Estadual era imunizar 3 milhões de pessoas contra a doença, mas apenas um terço do público-alvo foi vacinado. Em campanha contra a doença desde o dia 13 de janeiro, a SES tem convocado a população para se vacinar e já promoveu dois Dias D — o último ocorreu neste sábado (7).

O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, afirmou que com o coronavírus em evidência, as pessoas esqueceram os riscos do Sarampo.

"Enquanto o Covid-19 registra apenas casos importados no estado, sem transmissão local, o sarampo é um perigo muito mais próximo, altamente contagioso, que fez a primeira vítima depois de vinte anos no RJ e observamos os casos crescendo", alerta Edmar.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

A faixa etária recomendada para a vacinação é de 6 meses de idade até 59 anos, mas as crianças fazem parte do grupo mais vulnerável, representando cerca de 60% dos casos. Ainda segundo o secretário, a vacinação será decisiva para conter os números de casos no Rio de Janeiro.

Vacinação volante

Para ainda imunizar dois milhões de pessoas contra o sarampo, a SES conta com a vacinação itinerante. Entre os dias 10 e 13 de março, caminhões do órgão estarão nas nas regiões Serrana, Centro Sul, Baía de Ilha Grande e Médio Paraíba.

Entre 10 e 11 de março, de 8h às 14h
Petrópolis
Três Rios
Mangaratiba
Valença

Entre 12 e 13 de março, de 8h às 14h
Nova Friburgo
Paraíba do Sul
Angra dos Reis
Resende

Além desses municípios, os caminhões já passaram por Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Japeri, Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Itaboraí, Maricá, Araruama, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

*Estagiária do R7 sob supervisão de PH Rosa

Últimas