Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário de Transportes do RJ é hostilizado após descarrilamento de trem

Ameaçado de agressão, Lopes teve que ser protegido por seguranças

Rio de Janeiro|

Secretário foi xingado por passageiros após pane em trens
Secretário foi xingado por passageiros após pane em trens Secretário foi xingado por passageiros após pane em trens

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, foi hostilizado por passageiros de trens da Supervia após o descarrilhamento de uma composição travar o serviço e prejudicar milhares de usuários. Ameaçado de agressão, Lopes teve que ser protegido por seguranças.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, também esteve na manhã desta quarta (22) na estação de trem São Francisco Xavier, na zona norte do Rio. Segundo ele, a frota de ônibus foi reforçada. Osório afirmou que a Supervia terá que restituir o dinheiro das passagens.

De acordo com a Supervia, o trem seguia da Central do Brasil para Saracuruna, na baixada, quando descarrilou, por volta das 5h15. Os passageiros tiveram de descer da composição e caminhar pela linha férrea.

A Agetransp e o Procon-RJ vão multar a SuperVia pelo descarrilamento. Em nota, a agência reguladora informou que a punição é decorrente de falhas detectadas no plano de contingência, comunicação e no atendimento aos usuários das composições. Segundo a agência, uma perícia foi realizada para investigar a pane. Com o incidente desta quarta, a estrutura que sustenta os cabos da rede aérea foi danificada e interrompeu o fornecimento de energia no trecho entre as estações Mangueira e Central do Brasil.

Publicidade

Uma equipe do Procon foi enviada para fiscalizar a estação de São Francisco Xavier, zona norte do Rio, após paralisação dos trens e constatou que nenhuma orientação era dada nas plataformas ou pelo sistema de som. Além disso, passageiros caminhavam pelos trilhos sem que alguém da SuperVia os orientasse.

Já a Supervia afirma que o Centro de Controle Operacional monitora a situação e, "a todo momento, os passageiros estão sendo avisados sobre as condições de circulação por meio do sistema de áudio dos trens e das estações".

Um funcionário da Supervia destribuía vale-viagem e declarações atestando o atraso causado aos passageiros em uma das duas saídas da estação, segundo o Procon. Entretanto, o dinheiro da passagem não era devolvido a quem o solicitava. A Supervia disse, por meio de nota, que "desde o início da manhã, foram distribuídos mais de 10 mil vales-viagem e declarações de atraso a todos os passageiros que tiveram sua viagem interrompida. A empresa ainda deslocou recursos em espécie para as estações e devolveu o valor da passagem para alguns passageiros".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.