Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tatuzão começa a perfurar túnel da linha 4 do metrô; obras devem acabar em 2015

Máquina vai percorrer 5 km até chegar à Gávea, na zona sul do Rio

Rio de Janeiro|Do R7

Tatuzão fará trajeto de 5 km da praça General Osório até a estação que será construída na Gávea
Tatuzão fará trajeto de 5 km da praça General Osório até a estação que será construída na Gávea Tatuzão fará trajeto de 5 km da praça General Osório até a estação que será construída na Gávea

O Tunnel Boring Machine (TBM), chamado de Tatuzão pelo governo do Estado, máquina que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) entre a Estação General Osório e Gávea, iniciou sua operação na manhã desta segunda-feira (23).

Com 2,7 toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equipamento escava de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos de escavações de túneis utilizados anteriormente no Rio de Janeiro. Encomendado sob medida pelo Consórcio Linha 4 Sul à empresa alemã Herrenknecht, este é o maior Tatuzão da América Latina e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil.

A supermáquina parte da caverna subterrânea construída ao lado da General Osório, em Ipanema, e vai percorrer 5 km até chegar à Gávea. No trajeto, o Tatuzão atravessará as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah e Antero de Quental, já escavadas. Segundo o diretor de Contrato do Consórcio, Marcos Vidigal, a operação requer muito cuidado.

— A complexidade da obra é enorme porque, além da composição do solo da zona sul, trata-se de uma região densamente povoada. Os métodos construtivos foram escolhidos pensando no menor impacto no entorno e no tempo de obra.

A previsão é de que o túnel entre Ipanema e Gávea seja concluído no segundo semestre de 2015. Ao todo, 300 funcionários farão a operação da máquina. Serão três turnos de trabalho, de segunda a sábado. Dentre estes funcionários, estão 22 estrangeiros: sete contratados pelo Consórcio e 15 da empresa Herrenknecht.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.