Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TJ-RJ suspende contrato da Saúde por suspeita de irregularidades 

Ação investiga compra de 150 mil unidades da máscara “N95”, que seriam utilizadas por profissionais de saúde no combate à pandemia 

Rio de Janeiro|Vinícius Andrade, do R7*

Ação investiga compra de máscaras
Ação investiga compra de máscaras Ação investiga compra de máscaras

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio) suspendeu nesta quinta-feira (16) um contrato de R$ 2,8 milhões firmado entre a SES (Secretaria Estadual de Saúde) do Rio e a empresa Sysgraphic por suspeitar de irregularidades.

Leia também: RJ transfere todos os pacientes dos hospitais do Maracanã e S. Gonçalo

O juiz Bruno Bodart, da 6ª Vara da Fazenda Pública, ainda determinou que o Estado não realize novos “empenhos, liquidações ou pagamentos relativos ao contrato firmado com a empresa” sob pena de multa de R$ 50 mil.

Segundo a ação, há irregularidade na compra de 150 mil unidades da máscara “N95”, que seriam utilizadas por profissionais de saúde.

Publicidade

Leia também

Entre as suspeitas apresentadas na ação judicial estão desvios na cotação de preços e sobrepreço das contratações emergenciais realizadas para combate ao novo coronavírus.

Além da empresa Sysgraphic e do governo estadual, o ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santose dois ex subsecretários são réus na ação. 

Publicidade

Os três últimos foram presos na Operação Mercadores do Caos, que investiga outros desvios de verbas para construção de hospitais de campanha e aquisição de equipamentos durante a pandemia. 

Em nota, a SES informou que todos os contratos de organizações sociais estão sendo revisados pela pasta, em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado e a Controladoria Geral do Estado . 

Publicidade

A pasta ainda ressaltou que vai punir, de acordo com a legislação vigente, qualquer possível irregularidade que for constatada pelos órgãos de controle.

Procurados pelo R7, os outros citados na ação não se manifestaram até a publicação desta matéria. Espaço está aberto. 

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.