TRE-RJ lança campanha para cadastramento biométrico

Meta do TSE é que todos os eleitores do país estejam cadastrados até 2022

Campanha incentiva o cadastramento biométrico
Campanha incentiva o cadastramento biométrico Divulgação / Tribunal Superior Eleitoral

Com o intuito de incentivar o cadastramento biométrico no município do Rio, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) lançou nesta quarta-feira (18) a campanha "A digital de cada um faz a diferença". A meta do TSE é que todos os eleitores do país estejam cadastrados até 2022.

A presidente do Tribunal, desembargadora Jacqueline Montenegro, que realizou o cadastramento nesta manhã, destacou a importância dessa tecnologia.

"A biometria traz ainda mais segurança para a votação. Como cada pessoa tem digitais únicas, a tecnologia impede que um eleitor vote no lugar de outro. Nossa expectativa é de que o eleitor do município do Rio tenha consciência da importância desse cadastramento e agende o quanto antes seu atendimento, evitando assim filas no futuro".

Até o momento, cerca de 6,5% (315.550) dos 4.837.583 eleitores realizaram a biometria no município do Rio. Todos estão aptos para realizarem o procedimento, inclusive aqueles cujo voto é facultativo.

O cadastramento, que dura menos de 15 minutos, deve ser agendado pelo site do TRE-RJ ou pelo número 3436-9000. No momento do atendimento, o eleitor deve ter em mãos o documento de identidade oficial, comprovante de residência recente e o título de eleitor. As zonas eleitorais funcionam de segunda a sexta, das 11h às 19h.

* Colaborou Juliana Valente, estagiária do R7 Rio