Rio de Janeiro Uerj e UFRJ adiam aulas mais uma vez por falta de limpeza em campus

Uerj e UFRJ adiam aulas mais uma vez por falta de limpeza em campus

Funcionários terceirizados de limpeza reivindincam pagamento de salários atrasados

A Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) adiaram o início das aulas do primeiro semestre do ano letivo de 2015. A Uerj transferiu o começo do período, que inicialmente seria na quarta-feira (11), para o dia 23 de março. Já a UFRJ, que teria início do semestre nesta segunda-feira (9), optou por adiá-lo por mais uma semana, transferindo-o para o próximo dia 16.

Em nota, a Uerj informou que um dos motivos para o adiamento das aulas é a grave crise fiscal que atravessa o Estado do Rio, com consequências sobre a instituição. A outra razão citada no texto é a ausência momentânea de solução por parte do Estado para o problema de pagamento de empresas terceirizadas responsáveis pela limpeza, segurança externa e manutenção.

No comunicado, a universidade enumera a frequência de funcionários que prestam serviços aos prédios institucionais, como limpeza. Na maioria dos itens enumerados, a frequência varia de 50% a 10%. Os serviços são oferecidos por empresas privadas.

Na UFRJ, a limpeza também foi o motivo citado para o adiamento das aulas. Em comunicado enviado aos alunos, a universidade afirma que algumas unidades continuam com serviços terceirizados incompletos. A instituição salientou que a medida vale para o CAp (Colégio de Aplicação) e para a Escola de Educação Infantil.

De acordo com a universidade, durante a plenária que discutiu o adiamento das aulas, trabalhadores da empresa que presta os serviços de limpeza interromperam a reunião em vários momentos. Eles reivindicaram o pagamento imediato dos salários, que estão atrasados.

Veja o vídeo:

Últimas