Novo Coronavírus

Rio de Janeiro Voluntários participam de testes da vacina contra covid-19 em Niterói

Voluntários participam de testes da vacina contra covid-19 em Niterói

Município é o único do Estado do Rio a participar do estudo que conta com a participação de até 850 profissionais de saúde. 

Se aprovada, vacina será disponibilizada ao SUS

Se aprovada, vacina será disponibilizada ao SUS

DIEGO VARA/Reuters - 08.08.20

Em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o Instituto Butantan, a cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio, iniciou os testes de uma vacina contra a covid-19. O estudo vai contar com a participação de até 850 profissionais da saúde e as inscrições para o cadastro ainda estão abertas.

O município é o único do estado a participar da pesquisa que tem outros 11 centros distribuídos pelo Brasil. A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório Sinovac Biotech e vai passar por um ensaio clínico para avaliar a eficácia e a segurança contra o novo coronavírus.

Estado do Rio tem caso suspeito de reinfecção pelo novo coronavírus

"Participar desse projeto é muito gratificante para o município, que está contribuindo para o avanço científico. Desde o início da pandemia Niterói tomou medidas importantes de combate ao novo coronavírus. Acreditamos que em breve teremos bons resultados da pesquisa", afirmou o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira.

De acordo com o Instituto Butantan, essa vacina é uma das mais promissoras, já que utiliza tecnologia conhecida e aplicada em outros estudos. O laboratório Sinovac realizou outros testes em cerca de 1 mil voluntários nas fases 1 e 2. O modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados satisfatórios em relação a resposta imune contra proteínas do vírus.

Se aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial da vacina para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde).

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas