Zinho, o miliciano mais procurado do Rio, se entrega e é preso pela PF
O criminoso era considerado 'o inimigo número 1 do Rio'; ele é alvo de pelo menos 12 mandados de prisão
Rio de Janeiro|Do R7

O Governo do Rio de Janeiro informou, por meio de nota, que o miliciano Zinho foi preso neste domingo (24) em operação conjunta da Secretaria de Segurança e da Superintendência da Polícia Federal. Foragido desde 2018 e com 12 mandados de prisão expedidos pela Justiça, ele liderou as recentes ações que causaram pânico na capital fluminense.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Após se apresentar à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro na noite desta véspera de Natal, Zinho — considerado o inimigo número 1 do estado — foi conduzido ao IML (Instituto Médico-Legal) para exames de corpo de delito.
Depois, ele seguiu para o Presídio José Frederico Marques, em Benfica. Segundo as autoridades, a prisão foi negociada entre os defensores do miliciano, a PF e a Secretaria de Segurança Pública do estado.
O governador do estado, Cláudio Castro, comemorou a prisão de Zinho, dizendo que "essa é mais que uma vitória das polícias e do plano de segurança, mas da sociedade". O chefe do Executivo do Rio também disse que o êxito de operações como esta na desarticulação do crime organizado mostra que o estado está no caminho certo.
Nas redes sociais, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, também se manifestou sobre a prisão: "Parabéns à Polícia Federal. É trabalho, trabalho e trabalho!". Veja abaixo a postagem na íntegra.
Ataques deixam mais de 30 ônibus queimados no Rio; veja fotos
Mais de 30 ônibus foram incendiados em diversos pontos da zona oeste do Rio de Janeiro, incluindo cinco articulados do BRT, nesta segunda-feira (23), em um ataque que teria sido orquestrado pela maior milícia da região
Mais de 30 ônibus foram incendiados em diversos pontos da zona oeste do Rio de Janeiro, incluindo cinco articulados do BRT, nesta segunda-feira (23), em um ataque que teria sido orquestrado pela maior milícia da região