Novo Coronavírus

São Paulo Abaixo do esperado, SP vacina quase 120 mil pessoas com 2ª dose

Abaixo do esperado, SP vacina quase 120 mil pessoas com 2ª dose

Expectativa era imunizar mais de 400 mil cidadãos no Dia D. Governo contabiliza 333.990 faltosos de completar esquema vacinal

  • São Paulo | Do R7

Abaixo do esperado, SP vacina quase 120 mil pessoas com 2ª dose contra a covid-19

Abaixo do esperado, SP vacina quase 120 mil pessoas com 2ª dose contra a covid-19

Rehan Khan/EFE/EPA - 25.05.2021

O Estado de São Paulo aplicou 119.450 doses da vacina contra a covid-19 neste sábado (5), no Dia D, até as 18h. No entanto, a expectativa inicial era completar a imunização de mais de 400 mil pessoas que não comparecem aos postos de saúde na data informada. O balanço divulgado pelo governo indica ainda 333.990 faltosos.

“Precisamos avançar mais, pois somente com a segunda dose é possível garantir a proteção”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

A iniciativa foi realizada pelo governo em conjunto com as prefeituras e pretendia alcançar pessoas que ainda precisavam tomar a segunda dose da vacina, mas faltaram nas datas previamente programadas ou não encontraram a dose nas unidades de saúde.

Mais de 5 mil pontos de vacinação ficaram abertos em todo o estado ao longo do dia. A população também aproveitou para tomar a primeira dose do imunizante. Neste sábado, 92.569 pessoas deram início ao esquema vacinal e deverão retornar aos postos dentro dos prazos indicados: até 28 dias para a CoronaVac e 12 semanas para a da Fiocruz/Astrazeneca. 

“Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes. Quem ainda está com a segunda dose em atraso pode procurar a rede de saúde nos próximos dias e completar o esquema vacinal”, destacou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang D’Agostini.

Na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde enviou 279.815 doses extras de vacina do Butantan para cerca de 500 cidades, exclusivamente para aplicação da segunda dose.

Últimas