Aniversário de Paraisópolis oferece arte, emprego e futebol

Evento, que teve início no último sábado (14), terá mais cinco dias de atividade em comemoração ao aniversário da Comunidade de Paraisópolis

Encerramento do evento acontece na próxima segunda-feira (23)

Encerramento do evento acontece na próxima segunda-feira (23)

Adrielli Viana

Até a próxima segunda-feira (23), um evento celebra o aniversário da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. A 11ª Semana de Aniversário de Paraisópolis teve início no último final de semana (dia 14), e contará com mais quatro dias de ações na comunidade sobre empreendedorismo, sustentabilidade, educação, saúde, cultura e inovação.

Leia mais: Covas lança licitação para pesquisa com orçamento de R$ 1,8 milhão

Na última segunda-feira (16), o festival incentivou o empreendedorismo e trabalho na região, em iniciativa da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis. O projeto Nova Paraisópolis realizou um mutirão de emprego em parceria com a Prefeitura de São Paulo e reuniu empreendedores locais com entidades especializadas, para a capacitação e qualificação da mão de obra local.

Daniel Cavaretti, idealizador do Canal Transformadores e um dos coordenadores do evento, falou sobre a proposta de emancipação do projeto: "A transformação tem que partir de nós mesmos, do morador da comunidade sendo o agente da própria transformação, para que ele mesmo possa entender os problemas da comunidade, criando negócios de impacto social"

Depois dos quatro primeiros dias preenchidos com atividades culturais, oficinas de empreendedorismo e empoderamento feminino, esta quarta-feira (18) terá como tema o esporte e a saúde, com a organização de um festival esportivo e campanha de vacinação para a população local.

Emerson Barata, o coordenador do projeto Craques do Amanhã, que organiza a programação esportiva da sexta-feira, comentou sobre a representativadade das comemorações: "É um marco do que vem acontecendo dentro de Paraisópolis. É uma maneira de ver o que realmente ver o que acontece na comunidade, e não só da imagem negativa que geralmente é passada do lugar". 

O festival tem no sábado ações voltadas à música (Paraisópolis das Artes, Oficina com o Berbela, Festival Favela Music). O encerramento acontecerá na próxima segunda-feira (23), em jantar no Palácio Tangará, com apresentação da Orquestra Sinfônica e do Ballet da comunidade de Paraisópolis. 

O líder comunitário de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, afirma que a comunidade está mostrando "as coisas boas que vem acontecendo neste processo de transformação da favela em um bairro".

Gilson cita o preconceito no olhar das pessoas sobre Paraisópolis. "Na verdade, Paraisópolis é pulsante, forte no comércio, das artes, que tem a casa do Gaudí brasileiro, que tem o ballet, tem orquestra e a melhor jogadora da seleção brasileira de rugby", diz o líder comunitário.

Serviço

18/09 (Quarta-feira)

Tema: Bem Estar // Saúde. 

Ações: Vacinação.

Responsáveis pela Estrutura Necessária: Craques do Amanhã 

19/09 (Quinta-feira)

Tema: Educação 

Ações: Entrevista com o líder comunitário Gilson Rodrigues para o Mark Tawil // Aniversário do Sasf // Formatura dos Alunos da Coca-Cola // Ação do Alef e da Escola do Povo

Responsáveis pela Estrutura Necessária: Sasf e Coletivo Coca-Cola

20/09 (Sexta-feira)

Tema: Melhor Idade Ação: Apresentação do Centro Dia de Idosos // Oficina da Enel

Responsáveis pela Estrutura Necessária: Centro Dia

21/09 (Sábado)

Tema: Música Ações: Paraisópolis das Artes // Oficina com o Berbela // Festival Favela Music 

Responsáveis pela Estrutura Necessária: Rádio Paraisópolis

23/09 (Segunda-feira)

ENCERRAMENTO JANTAR PALÁCIO TANGARÁ  Evento de lançamento primeira coleção do Projeto Costurando Sonhos Show: Paula Lima // Orquestra Sinfônica de Paraisópolis // Apresentação Ballet de Paraisópolis

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas