'Ano-Novo das Árvores' terá evento comemorativo em São Paulo

Neste domingo (16), serão plantadas árvores nativas em canteiro central da Avenida 23 de Maio, em celebração a data do calendário em Israel

ano novo, árvores, israel, evento, são paulo

Árvores serão plantadas na Avenida 23 de Maio

Árvores serão plantadas na Avenida 23 de Maio

Edu Garcia / R7

O dia em que as árvores começam a florescer em Israel também é considerado o início de um novo ano, o Ano Novo das árvores. A comemoração ocorre a cada dia 15 do mês de Shvat (do calendário judaico) e é conhecida como Tu Bishvat.

Leia mais: Voluntariado ajuda no desenvolvimento de habilidades profissionais

Para celebrar a data no Brasil, a representação brasileira do KKL, a Subprefeitura da Sé e o Consulado Geral de Israel em São Paulo, realizarão, neste domingo (16), às 10h30, o plantio de 90 árvores nativas no canteiro central da Avenida 23 de Maio,  em frente aos Arcos do Bixiga.

A ação visa a destacar a importância da preservação ambiental, tida como essencial desde os tempos bíblicos. Fundado em 1901, o KKL (Keren Kayemet Le Israel) é um fundo israelense que inicialmente contribuiu para a fundação do país, com a compra de terras, e depois se aprimorou em ações de desenvolvimento sustentável.

“Tu Bishvat (15 de Shevat) é um dia de celebração para  a comunidade judaica, um momento em que a Terra está apta a receber as novas árvores que darão vida e vitalidade aos campos, é quando as árvores começam a florescer em Israel, quando as sementes eclodem, manifestando o milagre da vida”, afirma o diretor do KKL Brasil, Marcelo Schapo.

Em São Paulo, haverá o plantio de 30 mudas de araçás-roxo, 30 de coração-negro, 5 de paineiras e jerivás. Compostos orgânicos ligados a questões de plantio, produzidos no Pátio de Compostagem da Subprefeitura Sé, também serão distribuídos.

Sítio em Cambuquira une produção de café e preservação ambiental