Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após escândalo de vídeo, secretário de segurança de Araraquara pede afastamento do cargo

Foram afastados do patrulhamento das ruas 12 guardas civis 

São Paulo|

O secretário municipal de Segurança de Araraquara (SP), Eli Schiavi, pediu afastamento do cargo nesta sexta-feira (13), um dia depois de se tornar público um vídeo com guardas-civis municipais da cidade espiando decotes e partes íntimas de mulheres por meio das câmeras de segurança. Schiavi negou que a saída tenha relação com o escândalo e alegou questões de saúde.

Depois da divulgação das imagens, também foram afastados do patrulhamento das ruas 12 guardas civis suspeitos de usar o sistema de monitoramento eletrônico para espiar os pedestres. Uma sindicância administrativa foi aberta e os funcionários suspeitos devem agora trabalhar em funções administrativas na Guarda, enquanto o caso é investigado.

Ainda não há confirmação de quais agentes estariam envolvidos no desvio de conduta. Os profissionais trabalham em turnos e ainda não foi possível identificar data e horário das filmagens, de acordo com os responsáveis pela investigação no MP (Ministério Público).

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Somente quando isso ocorrer será possível saber quais guardas controlavam as câmeras na Central de Monitoramento de Vídeo. O promotor de Justiça Raúl de Melo Franco Júnior esteve na Guarda Municipal e abriu procedimento para apurar a denúncia. Ele deu prazo de 15 dias para que a prefeitura tome medidas para resolver o caso.

Indiscreto

Publicidade

Araraquara tem hoje 24 câmeras espalhadas em pontos movimentados da cidade e 16 delas estariam funcionando. A denúncia foi apresentada primeiro na Câmara Municipal, onde foi exibido o vídeo para comprovar a acusação. Ele mostra momentos em que as câmeras deixam de cuidar da segurança da população e acompanham outros interesses dos guardas.

Num dos trechos, focalizam uma jovem de short por longos minutos. Ela é acompanhada pelas lentes até entrar numa loja, na Rua 9 de Julho. As câmeras continuam a acompanhar a mulher depois que ela sai do estabelecimento, com close no decote. Em outro ponto, os protagonistas foram dois adolescentes que namoravam no banco de uma praça. A câmera ficou por quase 30 minutos focando a troca de carícias.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.