Novo Coronavírus

São Paulo Após vandalismo, 439 vacinas são perdidas em Itapecerica da Serra

Após vandalismo, 439 vacinas são perdidas em Itapecerica da Serra

Doses do imunizante contra a covid-19 estavam em unidade de saúde da cidade da Grande SP que foi alvo de furto de cabos

  • São Paulo | Letícia Assis, da Agência Record

Furto de fios provoca corte de refrigeração e perda de vacinas na Grande SP

Furto de fios provoca corte de refrigeração e perda de vacinas na Grande SP

Divulgação/Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra

O furto de cabos elétricos na USF (Unidade de Saúde da Família) do Potuverá, localizada na Rodovia Régis Bittencourt, km 294,5, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, provocou a perda de 439 doses de vacinas contra a covid-19 que seriam aplicadas na população local.

Os prejuízos são irrecuperáveis, pois, o corte dos fios provocou a suspensão de energia por um longo período. Dessa forma, todos os imunizantes que estavam na câmara de vacinas tiveram que ser desprezados.

O ato de vandalismo ocorreu na manhã desta sexta-feira (5) e foi descoberto depois que os primeiros funcionários que chegaram à unidade depararam-se com o cadeado do portão arrombado, a porta lateral aberta e os vidros quebrados, conforme informou a Autarquia Municipal de Saúde do município.

De acordo com o órgão da prefeitura muncicipal, a motivação do arrombamento ainda é desconhecida, pois nenhum objeto de dentro da unidade foi furtado. Mas existe a possibilidade de ter sido uma tentativa de furto de vacinas. O caso está sendo investigado na delegacia de polícia da cidade, onde foi registrado um boletim de ocorrência.

Doses perdidas

Segundo a unidade policial, dentre as 439 doses descartadas após o crime, 84 eram Coronavac. Também entre os imunizantes desprezados estavam 40 doses da BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) e 18 da vacina pneumocócica que, além de prevenirem contra a meningite, também são eficazes contra tuberculose e pneumonias.

Foram inutilizadas mais 21 doses da vacina meningocócica, que também previne contra a meningite. A relação completa das vacinas perdidas foi encaminhada à SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo).

Últimas