Furto de fios provoca corte de refrigeração e perda de vacinas na Grande SP
Divulgação/Prefeitura Municipal de Itapecerica da SerraO furto de cabos elétricos na USF (Unidade de Saúde da Família) do Potuverá, localizada na Rodovia Régis Bittencourt, km 294,5, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, provocou a perda de 439 doses de vacinas contra a covid-19 que seriam aplicadas na população local.
Os prejuízos são irrecuperáveis, pois, o corte dos fios provocou a suspensão de energia por um longo período. Dessa forma, todos os imunizantes que estavam na câmara de vacinas tiveram que ser desprezados.
O ato de vandalismo ocorreu na manhã desta sexta-feira (5) e foi descoberto depois que os primeiros funcionários que chegaram à unidade depararam-se com o cadeado do portão arrombado, a porta lateral aberta e os vidros quebrados, conforme informou a Autarquia Municipal de Saúde do município.
De acordo com o órgão da prefeitura muncicipal, a motivação do arrombamento ainda é desconhecida, pois nenhum objeto de dentro da unidade foi furtado. Mas existe a possibilidade de ter sido uma tentativa de furto de vacinas. O caso está sendo investigado na delegacia de polícia da cidade, onde foi registrado um boletim de ocorrência.
Segundo a unidade policial, dentre as 439 doses descartadas após o crime, 84 eram Coronavac. Também entre os imunizantes desprezados estavam 40 doses da BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) e 18 da vacina pneumocócica que, além de prevenirem contra a meningite, também são eficazes contra tuberculose e pneumonias.
Foram inutilizadas mais 21 doses da vacina meningocócica, que também previne contra a meningite. A relação completa das vacinas perdidas foi encaminhada à SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo).