Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Artistas transformam Centro Cultural do Grajaú em campo de batalha

Batalha Grajaú Rap City, na zona sul de SP, foi disputada por 16 MCs

São Paulo|Do R7*

Batalha aconteceu no Centro Cultural do Grajaú
Batalha aconteceu no Centro Cultural do Grajaú Batalha aconteceu no Centro Cultural do Grajaú

O Centro Cultural Palhaço Carequinha, no Grajaú, periferia da zona sul de São Paulo, virou um campo de batalha entre MCs na noite de quinta-feira (20).

A segunda edição da Batalha Grajaú Rap City reuniu centenas de pessoas para assistir à disputa entre 16 rappers que, na improvisação, fizeram rimas para eliminar os adversários.

As regras do jogo: quem vence dois rounds passa de fase. Nas duas primeiras etapas da disputa, cada artista tem 30 segundos para fazer as rimas — eles têm a tolerância de alguns segundos para finalizar. Caso cada um vença um round, a disputa vai para o terceiro, que não conta mais o tempo, apenas a quantidade de rimas de cada competidor.

Quando precisa ir para o terceiro round, cada artista começa fazendo quatro rimas e, depois, os MCs tem o direito de fazer duas rimas, intercalando, até cada um improvisar quatro vezes.

Publicidade

Final de campeonato de poesia retrata realidade das periferias em SP

Os competidores também seguem um "código de ética". Segundo Heli Brown, um dos organizadores da batalha, os MCs precisam apenas seguir as mesmas regras da vida. “Não xingar a mãe, não xingar a mina do cara. A gente não aceita ofensas sexuais, questões de raça, crédulo e questão de gênero. A batalha é uma luta, são ofensas, vão agredir, mas não pode agredir de uma forma que tire a moralidade que o rap prega”, disse.

Publicidade

Seguindo essas regras, na segunda batalha que teve dentro do Centro Cultural, os dois competidores foram eliminados por homofobia. Assim como é feita a decisão de todos vencedores das batalhas, o público também tomou a decisão com os MCs que usaram termos homofóbicos: “tira os dois”.

Quando quatro artistas passaram para semifinal da disputa, às 22h, o Centro Cultural fechou. A batalha continuou do lado de fora, na praça. Sem microfone e sem a batida nas caixas, os artistas usaram apenas a voz. Os MCs Bruno e Peu passaram à final, eliminando Dollynho e RH, o vencedor da primeira edição, respectivamente.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Na final, por 2 a 0, o MC Bruno foi campeão. O vencedor destacou que as batalhas no Grajaú são importantes para os artistas que não conseguem ir para outros pontos da cidade para participarem dessas disputas. “Vários moleques aqui da quebrada vieram e botaram a cara, porque é um negócio do lado, então já abre oportunidade para todo mundo que quer entrar nesse mundo”.

Heli Brown também destacou a realização da batalha na periferia. O organizador afirma que é importante levar o rap para bairros centrais, mas é preciso também “manter na quebrada, porque o hip hop não seria nada se não saísse da quebrada para ganhar o mundo”.

A terceira edição da Batalha Grajaú Rap City está marcada para o próximo dia 4 de maio. De acordo com os organizadores, o evento deve acontecer na quadra da Escola de Samba Terceiro Milênio, que fica ao lado do Centro Cultural. A organização ainda disse que a batalha vai acontecer a cada 15 dias.

*Colaboração de Kaique Dalapola, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.