SP Aniversario

São Paulo Bairro do Itaim Paulista, na zona leste de SP, comemora 410 anos

Bairro do Itaim Paulista, na zona leste de SP, comemora 410 anos

Bolo em formato do símbolo oficial do bairro, a "Mão que Segura a Pedra Pequena", marcou a data, nesta segunda-feira (21)

  • São Paulo | Do R7

Bolo com o símbolo do bairro marcou a data comemorativa, nesta 2ª feira (21)

Bolo com o símbolo do bairro marcou a data comemorativa, nesta 2ª feira (21)

Reinaldo Canato/R7

Um bolo em formato da "Mão que Segura a Pedra Pequena", marcou a celebração dos 410 anos do Itaim Paulista, tradicional bairro do extremo-leste de São Paulo, nesta segunda-feira (21). A escultura, instalada na Praça Silva Teles, é o símbolo oficial da região e carrega a representação da origem do nome Itaim (pedra pequena, em tupi-guarani).

A celebração não teve presença de público, em razão da pandemia do novo coronavírus. Participaram da cerimônia festiva, realizada no período da tarde, apenas poucos moradores mais antigos, a confeiteira responsável pela criação do bolo e o subprefeito do Itaim Paulista, Gilmar Souza Santos.

"O Itaim Paulista é um lugar de tantas vozes, de um povo batalhador que ainda mantém o espírito comunitário. Por onde você anda, encontra histórias das famílias e aprende na prática o sentido de solidariedade,", enfatizou o subprefeito.

Marcado pela influência nordestina, o Itaim Paulista é o distrito mais populoso da zona leste da capital paulista. O bairro, que abriga a primeira casa de cultura criada pela prefeitura paulistana, é palco de muitas manifestações artísticas e culturais. Música, dança, teatro e outras manifestações carregam a inspiração da periferia.

"O Itaim é um celeiro cultural", destacou a a microempreendedora, ativista cultural e presidente da escola de samba do bairro, Cássia Lima.

Últimas