São Paulo Bala de canhão centenária é encontrada em Guarujá (SP)

Bala de canhão centenária é encontrada em Guarujá (SP)

Equipes tentam descobrir como o artefato era utilizado e têm esperança de encontrar outros artigos históricos na Fortaleza da Barra, onde estava a bala 

  • São Paulo | Do R7, com informações da Record TV

Expectativa é encontrar outros artefatos onde a bala de canhão foi encontrada

Expectativa é encontrar outros artefatos onde a bala de canhão foi encontrada

Reprodução/Record TV

Uma bala de canhão centenária foi encontrada na Fortaleza da Barra, em Guarujá, no litoral sul de São Paulo, por acaso, por uma das monitoras do local. Ela trabalha por ali há 7 anos e nunca havia encontrado nenhum artefato histórico.

Neste sábado (3), representantes da Secretaria de Cultura, do Iphan, um  arqueólogo e um restaurador começaram a fazer uma análise minuciosa do artefato.

O artefato teria sido fabricado há mais de 100 anos. O objeto esférico é uma bala de canhão de alma lisa, um tipo de canhão usado no Brasil entre os séculos XVIII e XIX. É necessário fazer uma análise da posição em que a bala foi encontrada, além de suas medidas e dimensões.

A que equipe analisa o objeto busca também, na própria Fortaleza da Barra, informações sobre como esse bala de canhão teria sido utilizada. A construção da fortaleza tem 400 anos e especialistas acreditam que outras peças históricas serão localizadas por ali. 

Últimas