Bruno Covas recebe alta após quinta sessão de quimioterapia

Prefeito de SP passou o Natal em família, mas ontem voltou a ser internado para o tratamento contra o câncer

Prefeito de São Paulo passa por sua 5ª sessão de quimioterapia

Prefeito de São Paulo passa por sua 5ª sessão de quimioterapia

Werther Santana / Estadão Conteúdo / 17.12.2019

O prefeito Bruno Covas recebeu alta médica na tarde desta sexta-feira (27) após ser internado ontem para a quinta sessão de quimioterapia, que durou cerca de 30 horas, como parte do tratamento contra um câncer na cárdia, região entre o estômago e esôfago, com metástase no fígado e linfonodos..

"Ele encontra-se em ótimo estado geral e até o momento não apresenta efeitos adversos. Ele já recebeu alta e está apto a exercer suas atividades", destacou o  boletim médico divulgado pela equipe médica que atende Bruno Covas no Hospital Sírio Libanês.

O prefeito ainda terá pela frente outras três sessões de quimioterapia. Ele então será submetido a uma nova bateria de exames para avaliar os resultados do tratamento contra o câncer. Os exames devem ser feitos em fevereiro e então a equipe médica vai definir se há necessidade de mais algum tratamento complementar.

Tratamento

No final de outubro, Covas recebeu o diagnóstico de câncer na cárdia, região entre o estômago e esôfago, com metástase no fígado e linfonodos.

De acordo com o médico infectologista, David Uip, o prefeito reagiu muito bem às sessões de quimioterapia, sem qualquer efeito adverso, e houve regressão do tumor após o primeiro ciclo do tratamento.

Mesmo depois de retomar as atividades no gabinete da prefeitura, Covas ainda precisa evitar aglomerações em agendas públicas por estar com a imunidade baixa.

Em tratamento, o prefeito já destacou que não pretende reduzir o ritmo de trabalho porque "quanto mais trabalhar, melhor pra manter a mente ocupada". Covas nem cogita um afastamento do cargo: "enquanto tiver com as faculdades mentais e físicas, tenho obrigação de ser prefeito".