Novo Coronavírus

São Paulo Carga com 575 mil testes para diagnóstico de covid-19 chega a SP

Carga com 575 mil testes para diagnóstico de covid-19 chega a SP

Produtos vieram em voo da Coreia do Sul ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, mas têm como destino o Instituto Butantan, na capital

  • São Paulo | Do R7, com informações de Edilson Muniz, da Agência Record

Carga com 575 mil testes de covid-19 chegou de madrugada em Campinas

Carga com 575 mil testes de covid-19 chegou de madrugada em Campinas

Divulgação

Uma carga de 575 mil testes rápidos para diagnóstico de covid-19 chegou por volta de 5h da manhã deste sábado (18) ao aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Os materiais usados no diagnóstico da covid-19 chegaram da Coreia do Sul. 

Segundo o governo de São Paulo, o investimento na aquisição de 1,3 milhão de exames comprados pelo Instituto Butantan foi de R$ 85 milhões.

Veja também: Prefeitura entrega 29 leitos de UTI e promete chegar a 600 neste mês

A aeronave saiu do aeroporto Internacional de Incheon, o maior do país sul coreano, e fez escalas em Frankfurt, na Alemanha e em Dakar, capital do Senegal. Os testes foram descarregados e escoltados para São Paulo.

O destino dos kits é o Instituto Butantan, na zona oeste da capital paulista, onde serão utilizados pelo Governo do Estado de São Paulo. Os testes serão usados pela Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de covid-19, com uma rede de 38 laboratórios habilitados, entre públicos, privados e universitários.

Leia mais: Para cada dez testes de covid-19 realizados em SP, um é positivo

Está sendo realizada uma força-tarefa para zerar a demanda reprimida de testes e o governo promete o resultado dos exames em até 48 horas a partir da chegada da amostra no laboratório. A prioridade é para análises relativas a óbitos, casos graves e de profissionais da saúde. 

“Estamos ampliando de forma expressiva a rede de testagem para que os resultados saiam mais rapidamente e consigamos, desta forma, ter uma dimensão melhor da epidemia em nosso estado”, afirmou Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan e responsável pela Plataforma de Laboratórios.

Veja também: Refugiados sofrem com efeitos econômicos da quarentena em SP

Na terça-feira (14), o aeroporto de Viracopos havia recebido a primeira carga com 726 mil testes e o Instituto Butantan já aguardava a chegada da segunda remessa comprada.

Últimas