Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuva de granizo surpreende moradores do interior de São Paulo 

Fotos e vídeos compartilhadas nas redes sociais registraram pedras de gelo que atingiram as regiões de Araras, Jundiaí e Atibaia.

São Paulo|Do R7

Chuva de granizo na região de Araras (SP)
Chuva de granizo na região de Araras (SP) Chuva de granizo na região de Araras (SP)

Moradores de cidades do interior de São Paulo se supreenderam com uma intensa chuva de granizo ocorrida neste domingo (30) e compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais. Há registros de quedas de pedras de gelo em Araras e Jundiaí. Também houve registro de queda de granizo em Atibaia.

Em boletim divulgado às 18h neste domingo, a prefeitura de Jundiaí informou que houve "chuva generalizada, acompanhada de vento e registro de granizo em diversos pontos da cidade". Os pluviômetros da Defesa Civil, localizados na região da Vila Graff, próximos ao rio Jundiaí, registraram 13,4 milímetros de chuva. Ao menos nove árvores foram derrubadas, e os semáforos das avenidas Jundiaí e Nove de Julho pararam de funcionar por falta de energia. 

Granizo em Araras
Granizo em Araras Granizo em Araras

Ao menos 20 imóveis ficaram destelhados e passam por vistoria da Defesa Civil nas regiões do Jardim Guanabara, Vila Alvorada e Gramadão. Além disso, produtores rurais das regiões do Medeiros e da Malota calculam os prejuízos. 

Os moradores da cidade podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (11) 4586-0666. Em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas a recomendação é que evitar sair de casa e desligar os aparelhos das tomadas. Para quem estiver no trânsito ou na rua, a orientação é procurar abrigo em locais seguros. Os moradores de Jundiaí pode se cadastrar gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil por SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de interesse.

Publicidade

A região Araras também foi atingida. Vídeos mostram casas, ruas e estradas tomadas por pedras de gelo. A força foi tanto que pássaros foram encontrados mortos e feridos. "A coisa foi feia, gente. Muita pedra", diz um dos moradores, durante o resgate de aves.

Na capital, pancadas de chuva forte deixaram a cidade em estado de atenção entre 18h15 e 19h, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). A previsão é de mais chuva ao longo da semana. Na segunda-feira (31), a máxima não passa de 20ºC. Na terça (1), a mínima chega a 14ºC.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.