Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidades do litoral e interior de SP estão em alerta depois de chuvas

Araçaiguama teve um acúmulo de 90 mm em um período de duas horas enquanto em São Sebastião foram 163 mm em 12 horas

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Record

Rio São Francisco, em São Sebastião, depois das fortes chuvas da quinta (20)
Rio São Francisco, em São Sebastião, depois das fortes chuvas da quinta (20) Rio São Francisco, em São Sebastião, depois das fortes chuvas da quinta (20)

As cidades de Araçariguama, no interior de São Paulo, e São Sebastião, no litoral norte do estado, entraram em estado de atenção por causa das fortes chuvas que atingiram as duas regiões nesta quinta-feira (20). O município interiorano teve um acúmulo de 90 mm em um período de duas horas enquanto, na faixa litorânea, foram 163 mm acumulados em 12 horas.

Leia também: Municípios da Grande São Paulo amanhecem sob lama após chuvas

De acordo com a Defesa Civil do Município de Araçaiguama, a cidade comporta 60 milímetros de chuva por mês e, apesar da água, não há nenhuma previsão de abertura das comportas na região.

A EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), está monitorando a situação do Rio Tietê e, em caso de necessidade de abertura das comportas, será emitido um alerta com uma hora de antecedência para que haja tempo de retirar preventivamente as famílias que moram às margens do Rio.

Publicidade

Algumas ruas ficaram alagadas e houve o registro de três quedas de árvores em vias da região. Ninguém ficou ferido. Não houve registro de deslizamento de terra e nenhuma família precisou ser retirada das casas. Com o fim das chuvas, as águas que alagavam algumas vias já escoaram e o tráfego foi liberado.

Em São Sebastião, a prefeitura, por meio da SEGUR (Secretaria de Segurança Urbana) e da coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informa que devido às fortes chuvas o KM 164 na SP-55 (Rio-Santos), em Boiçucanga, na Costa Sul do município, está interditado.

Publicidade

Leia também: Criança morre após desabamento de casa na Grande São Paulo

Por ter atingido um nível alto de acúmulo de água em pouco tempo e com o risco de aumentar ainda mais nas próximas 72 horas, a prefeitura pede aos moradores que redobrem a atenção nas áreas de encosta e se atentem aos sinais de movimentação de massa, tais como, trincas em solo e residência, nos bairros de Costa Norte e Costa Sul do município.

A SEDUC (Secretaria da Educação) suspendeu as aulas do período da tarde em todas as escolas municipais. A Defesa Civil recomenda a população que não ultrapasse ruas alagadas, evite o contato com água contaminada e se notar alteração na topografia do local saia de casa e acione a Defesa Civil pelo número 199.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.