São Paulo Com temporal, cidade de São Paulo está em estado de atenção

Com temporal, cidade de São Paulo está em estado de atenção

Jaçanã/Tremembé e Casa Verde, na zona norte, estão em alerta devido ao transbordamento dos córregos Paciência e Mandaqui

  • São Paulo | Do R7

Chove forte perto da estação Vila Clarice da CPTM e rua está alagada

Chove forte perto da estação Vila Clarice da CPTM e rua está alagada

JOHNNY MORAIS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 12/01/2021

Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos por causa do forte temporal na tarde desta terça-feira (12), de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura). Já as regiões de Jaçanã/Tremembé e Casa Verde, na zona norte, estão em alerta devido ao transbordamento do córrego Paciência, na avenida Edu Chaves, e do córrego Mandaqui, na rua Zilda.

A capital tem nove pontos de alagamento, sendo um deles intransitável. Fica na Praça Pascoal Martins, na região da Lapa, na zona oeste.

Áreas de chuva vindas do interior do estado provocam chuva com moderada e forte intensidade, mas de forma lenta e isolada.

Imagens do radar do CGE mostram precipitação moderada e forte na zona norte, nas subprefeituras de Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi e Vila Maria/Guilherme. O mesmo cenário é observado na zona leste, nas subprefeituras de Vila Prudente, Aricanduva/Formosa e São Mateus.

Também chove forte na zona sul nas subprefeituras de Santo Amaro e Campo Limpo, e em Pinheiros, na zona oeste.

Nas próximas horas o tempo segue instável com chuvas isoladas de até forte intensidade, com potencial para rajadas de vento e alagamentos.

Prevenção contra enchentes

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

Tendência para os próximos dias

A semana será marcada por chuvas de verão principalmente às tardes e estarão associadas a passagem de uma frente fria pelo oceano, que vai reforçar as áreas de instabilidade.

Na quarta-feira (13), o cenário não muda. O dia começa com muitas nuvens, termômetros na casa dos 21°C e chuva fraca em parte da madrugada. Ao longo do dia o sol aparece e a temperatura deve chegar aos 29°C. As precipitações de maior intensidade voltam a ocorrer entre a tarde e a noite.

Durante os temporais, há risco de formação de alagamentos, transbordamento de córregos, queda de árvores, bem como deslizamentos de terra em áreas de risco.

Na quinta-feira (14), os termômetros ficam em torno dos 21°C. Os temporais voltam a ocorrer a partir da tarde com até forte intensidade. A temperatura máxima será de 27°C e os índices de umidade ficam acima dos 55%.

Últimas