Confira o que funciona nesta sexta de ponto facultativo em SP

Agências da Caixa estarão abertas para a retirada do auxílio emergencial. O rodízio de veículos fica suspenso e capital terá transporte público readequado

Metrô vai fechar uma hora mais cedo no sábado (23)

Metrô vai fechar uma hora mais cedo no sábado (23)

WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO- 21/05/2020

O funcionamento de alguns serviços da cidade de São Paulo será afetado após a antecipação dos feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para nesta quarta-feira (20) e quinta (21), respectivamente. Esta sexta (22) será ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações.

Leia mais: Câmara de Vereadores aprova a antecipação de feriados em SP

O decreto assinado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), na manhã desta terça-feira (19) tem como objetivo aumentar o isolamento social na cidade, que está abaixo do índice recomendado para conter a propagação do novo coronavírus.

Os feriados não se aplicam às unidades de saúde, segurança urbana, assistência social e serviço funerário, entre outros setores. A Prefeitura de São Paulo informou também que o rodízio de veículos será suspenso na sexta-feira (22). Na quarta e na quinta-feira, já não há rodízio por ser feriado, assim como sábado e domingo.

Veja funcionamento dos serviços na cidade de São Paulo

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros, AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24h e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde), os AEs (Ambulatórios de Especialidades) e a RME (Rede Municipal Especializada) em doenças sexualmente transmissíveis (DST)/Aids, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ficarão abertas durante todo o feriado prolongado.

As AMA/UBS Integradas funcionarão na quarta-feira (20), na quinta-feira (21) na sexta-feira (22) e no sábado (23) e no domingo (24) com pronto atendimento, na maioria das unidades, das 7h às 22h. Link

As unidades AMA 12h, com atendimento de segunda à sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, atenderão todos os dias com aumento de assistência e ampliação de horário para o enfrentamento ao novo coronavírus, das 7h às 22h.

Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que atendem 24h, funcionarão de quarta-feira (20) até sexta (22). No sábado (23) e no domingo (24) apenas com demandas internas.

As AMA Especialidades e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, ficam abertas na quarta-feira (20) e na quinta-feira (21), sexta (22) e sábado (23).

Agências Caixa

As agências Caixa funcionarão normalmente, das 8h às 14h, para atendimento do Auxílio Emergencial.

Ônibus

A frota de ônibus diária entre 20 e 24 de maio será adequada para garantir o deslocamento dos profissionais de serviços essenciais que não terão interrupções em suas atividades. Desta forma, permanecerão em circulação 5.991 veículos para atender 1.013 linhas, incluindo as 150 noturnas.

Além disso, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, permanecerá das 6h às 22h. Já as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas.

Em virtude do fechamento dos postos de atendimento nas subprefeituras, todos os cartões do Bilhete Único Especial PCD com data de validade a partir de 23 de março foram revalidados automaticamente por até 90 dias.

Metrô

O metrô também deve funcionar normalmente durante o feriado prolongado.

Abastecimento

Feiras livres funcionam normalmente todos os dias. Mercados municipais vão ter horários diferenciados, consulte o site da prefeitura para conferir.

Rodízio de veículos

Suspenso de quarta-feira (dia 20) até domingo (dia 24).

Assistência Social

Serviços de administração direta como as SASs (Supervisões de Assistência Social), os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), os CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), e os Centros POP (Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua) permanecerão fechados durante o ponto facultativo (dia 22) e no fim de semana (dias 23 e 24)

Cidade Solidária

Os postos continuam recebendo as doações todos os dias, das 10h às 17h.

Hospitais Veterinários

Na sexta-feira (22), funcionarão normalmente, com atendimento voltado apenas às urgências e emergências e a limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.

Ecopontos

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

Educação

As aulas à distância estarão suspensas durante esta sexta (se aprovada a antecipação do feriado estadual, as aulas retornam na terça-feira, 26).

Parques

Os parques municipais continuam fechados por tempo indeterminado.
A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

Ruas de São Paulo ficam lotadas de ciclistas no feriado