Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contra aglomeração, parques adotam 'ilhas de distanciamento' 

Marcas de círculos foram feitas nos gramados do Ibirapuera, Povo e Burle Marx, na zona sul, e Carmo, na zona leste de São Paulo

São Paulo|

Frequentadores do Ibirapuera ficam em círculos pintados no gramado
Frequentadores do Ibirapuera ficam em círculos pintados no gramado Frequentadores do Ibirapuera ficam em círculos pintados no gramado

Um homem tirava um cochilo, um rapaz lia um livro, uma ciclista tomava sol de braços bem abertos e crianças brincavam sob os olhos dos responsáveis. Todos aproveitavam as últimas horas da manhã em São Paulo, mas de uma forma até poucos meses atrás impensável, na pré-pandemia: distanciados por marcações de círculos no chão.

Leia também: Parques de SP recebem 128 mil pessoas após reabertura

Dos 70 parques municipais reabertos na capital paulista há 11 dias, as marcas foram feitas nos gramados do Ibirapuera, do Povo e do Burle Marx, na zona sul, e do Carmo, na zona leste. A proposta é criar "bolhas" de convivência para indivíduos e pequenos grupos e, assim, evitar aglomerações e contatos com pessoas de outros círculos sociais.

A iniciativa é inspirada em exemplos internacionais, de parques em Nova York, Lisboa, Düsseldorf, Milão e outros. Em Bristol, na Inglaterra, ela até foi adaptada para virar um conjunto de grandes corações. O modelo mais tradicional também é replicado no Brasil, em cidades como Porto Alegre, Vitória, Santo André e São José dos Campos.

Publicidade

Médico da Clínica de Epidemiologia do Hospital Universitário da USP, Marcio Sommer Bittencourt aprova a ideia dar marcações por ser "educativa". "Faz sentido desenhar os limites, assim como em uma fila de mercado", aponta.

"O que preocupa é as pessoas entenderem o que pode fazer no parque, como se portar", acrescenta. Por isso, ele destaca a necessidade de ações educativas para os frequentadores permanecerem afastados, longe de aglomerações, em locais abertos, com o uso da máscara e a higiene correta das mãos.

Publicidade

Bittencourt também destaca que o convívio coletivo nesses casos é indicado para pessoas da mesma "bolha social", isto é, que já têm contato próximo, como familiares e cônjuges, por exemplo. "Não dá para juntar 10 pessoas de bolhas diferentes só porque elas não têm sintomas."

Os parques estão funcionamento em horário restrito, das 10 às 16 horas, e exclusivamente em dias úteis. Com exceção do Ibirapuera e do Carmo, que abrem mais cedo, às 6 horas.

As unidades municipais receberam 246.551 visitantes na reabertura da reabertura até quarta-feira (22). Estão vetadas aglomerações, eventos coletivos e uso de parquinhos infantis e bebedouros. O uso de máscara é obrigatório.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.