Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coronel pede desculpas por chamar PMs da Rota de “bandidos”

Nas redes sociais, Diógenes Lucca afirma que se "excedeu" e foi "deselegante"

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Coronel Lucca publicou vídeo pedindo desculpas à Rota
Coronel Lucca publicou vídeo pedindo desculpas à Rota Coronel Lucca publicou vídeo pedindo desculpas à Rota

O tenente-coronel Diógenes Lucca usou as redes sociais, na noite desta terça-feira (16), para pedir desculpas por ter dito que policiais militares da Rota que usam carros apagados são “bandidos” e têm “má conduta”.

"Eu peço desculpas pela imprecisão das minhas palavras, que levaram as pessoas a interpretar o significado do que eu queria dizer de uma forma totalmente diferente do meu objetivo", diz Lucca.

O coronel afirma que se excedeu durante a fala que fez durante o Curso de Patrulhamento Tático da Guarda Municipal de Jandira (Grande São Paulo), na última segunda-feira (15).

"Eu fui muito enfático, deselegante com certeza, me excedi ao utilizar duas expressões que foram muito inadequadas: bandidos e má conduta", afirma.

Publicidade

Lucca destacou, no entanto, que "na Polícia Militar patrulhar à noite exige lanternas acessas e giroflex acionado", mantendo a posição contrária à prática que seria desenvolvida por policiais da Rota, conforme relatado pelo guarda civil da Romu que participava do evento e fez a pergunta que gerou a polêmica.

"Não se trata de questão de opinião, que as pessoas podem ou não concordar, mas sim de normas vigentes que são criadas para proteger os policiais, aperfeiçoar métodos de trabalho e para produzir bons resultados à população", explica o coronel sobre o uso das laternas e gireflex.

Publicidade

Lucca é da reserva da PM paulista, foi um dos fundadores do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) e atualmente se apresenta como especialista em segurança pública, além de ser comentarista do tema na Rede Globo, de acordo com sua página no Facebook.

Na publicação, Lucca também pediu desculpa ao atual comandante da Rota, tenente-coronel Ricardo Mello Araújo. O comandante havia dito ao R7, na noite de segunda-feira,que Lucca iria "responder pelo que falou".

Após o vídeo do coronel se desculpando, o R7 questionou Mello Araújo se ainda acionaria Lucca na Justiça. Não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Nota de esclarecimento e desculpas - Diógenes Lucca

Esclarecimento e desculpas — Diógenes Lucca Ontem, dia 15/01, participei da aula inaugural do Curso de Patrulhamento Tático da Guarda Municipal de Jandira. Infelizmente fiz alguns comentários mal elaborados e inadequados, os quais distorceram a mensagem que pretendia transmitir. Passo a esclarecer e me desculpar pelo ocorrido. Durante a palestra fui muito enfático defendendo a importância do cumprimento das normas internas e da lei para transmitir a sensação de segurança de que todos necessitam. Citei o exemplo de uma viatura da Guarda Municipal de Guarulhos patrulhando à noite em ponto turístico sem sequer ligar as lanternas. Patrulhar à noite sem os sinais luminosos acesos vai contra as normas da Polícia Militar. Não se trata da minha opinião, com a qual as pessoas podem ou não concordar, mas sim de normas vigentes que são criadas para proteger os policiais, aperfeiçoar suas técnicas e principalmente os serviços prestados à população. Ao terminar a palestra fui questionado por um dos presentes. Segundo o mesmo esse estilo de patrulha era tido como correto, pois se trata de uma prática copiada do nosso batalhão de elite, a ROTA. Foi como se tivessem tocado em minha alma, pois servi nessa Unidade e muito do que sou hoje devo a esse fantástico início de carreira. Algumas vezes sofri de ver o Batalhão Tobias de Aguiar e a Polícia Militar como um todo expostos por alguns integrantes que mancharam a sua reputação pelo descumprimento das normas, por execuções e por outros crimes. É certo que esses maus policiais foram demitidos, expulsos e até presos, mas isso não retira a mancha que causaram à Corporação. Em mim e na imensa maioria dos policiais sempre doeu demais ver colegas de profissão desonrando a Instituição. O que eu quis dizer na minha resposta que está sendo veiculada foi para as Guardas Municipais espelharem-se nas grandes virtudes da Polícia Militar e não nas não conformidades de uma minoria de seus integrantes (aqueles que descumprem as normas). Fui enfático demais. Deselegante com certeza. Excedi-me ao me referir aos pouquíssimos policiais que insistem em não cumprir as normas utilizando as expressões: “má conduta” e “bandido”. Quero explicar que me referia unicamente àqueles poucos policiais que não valorizam a farda que vestem, e não à grande maioria que a honra todos os dias. Peço desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos pela imprecisão do meu discurso que levou a uma interpretação diferente do meu objetivo. Em especial venho pedir desculpas ao Tenente Coronel Mello Araújo, atual comandante da ROTA, e a todos os Rotarianos que ajudaram e ajudam a construir o bom nome do Batalhão e da Polícia Militar. Agradeço a sua atenção e sou grato também a todos que me enviaram mensagens de apoio por conhecer a minha história e minhas ações por uma Polícia Militar cada vez melhor e por uma sociedade cada vez mais segura. DIÓGENES LUCCA

Posted by Diógenes Lucca on Tuesday, January 16, 2018

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.