Coronavírus

São Paulo Covid-19: app do Poupatempo pode comprovar vacinação

Covid-19: app do Poupatempo pode comprovar vacinação

Com a reabertura gradativa de comércios e serviços públicos, estabelecimentos e municípios começam a exigir o comprovante

Checagem da carteira de vacinação será realizada a partir da leitura de um QR Code

Checagem da carteira de vacinação será realizada a partir da leitura de um QR Code

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 10/08/2021

As pessoas que se vacinaram no estado de São Paulo podem acessar a carteira de vacinação digital por meio do aplicativo do Poupatempo. O modelo é idêntico ao impresso, entregue nos postos de saúde após a vacinação contra a covid-19.

Com a reabertura gradativa de comércios e serviços públicos, alguns estabelecimentos e municípios começam a exigir que seus funcionários, frequentadores e a população em geral comprovem a imunização.

Na capital paulista, por exemplo, bares e restaurantes não serão obrigados a exigir o comprovante para receber apenas clientes imunizados. A obrigatoriedade valerá apenas para grandes eventos, como congressos e jogos de futebol, segundo o secretário de Saúde do município.

O novo método de checagem por app facilita essa dinâmica, evitando filas e aglomerações, além de auxiliar em casos de perda ou dano do comprovante físico.

em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, todos os estabelecimentos devem solicitar o comprovante de vacinação dos clientes maiores de 18 anos, que devem estar com pelo menos a primeira dose tomada, a partir do dia 1° de setembro.

A checagem da carteira de vacinação é realizada a partir da leitura de um QR Code ou do código do certificado, que deve ser apresentado para a circulação e permanência em estabelecimentos fechados.

A ferramenta também permite realizar o pré-cadastro, que diminui em até 90% o tempo de permanência nos postos de saúde.

Últimas