São Paulo Covid-19: Procon notifica Hospital Albert Einstein por teste em atletas  

Covid-19: Procon notifica Hospital Albert Einstein por teste em atletas  

Primeiro resultado deu positivo para jogadores do Bragantino mas, na sequência, diagnóstico foi negativo por conta de problemas com reagente 

  • São Paulo | Letícia Dauer, da Agência Record

Hospital Albert Einstein

Hospital Albert Einstein

Marcello Zambrana Agif Folhapress - 26.06.2020

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein recebeu notificação da Fundação Procon-SP para explicar os resultados de 26 testes de PCR para o novo coronavírus feitos com jogadores e estafe do Red Bull Bragantino antes do jogo contra o Corinthians no dia 27 de julho pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

Leia também: SP anuncia reabertura de bares e restaurantes até as 22 horas

De acordo com o Procon-SP, notícia veiculada na imprensa indicou que os diagnósticos deram positivo para a covid-19 e, posteriormente, negativo. Ainda de acordo com informações, o laboratório confirmou que houve divergência nos testes do Bragantino por conta de problemas em um reagente usado.

A fundação pediu explicação sobre o nome da empresa responsável pela elaboração e aplicação dos testes aplicados, o motivo que levou ao diagnóstico equivocado e a probabilidade de ocorrerem novos erros em diagnósticos decorrentes destes testes. Além disso, são questionados quais os tipos de testes para detecção de coronavírus estão disponíveis no hospital, qual o registro na Anvisa, se os testes foram avaliados no INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e se os testes foram submetidos a algum outro mecanismo de controle de segurança, qualidade e eficácia.

Entre os questionamentos, estão ainda quais critérios são utilizados para a seleção e escolha dos testes, qual a origem dos reagentes e que medidas foram adotadas pelo hospital após o episódio.  O hospital tem 72 horas para responder ao Procon-SP. 

Procurado pelo R7, o hospital confirma ter recebido a notificação e diz que responderá ao Procon-SP dentro do prazo estabelecido.

Últimas