Cuidados com mangueira de botijão de gás podem evitar explosões como a ocorrida na zona norte

Quatro pessoas ficaram feridas após vazamento de gás; veja recomendações dos bombeiros

Falta de cuidado com mangueira de botijão pode causar vazamento

Falta de cuidado com mangueira de botijão pode causar vazamento

Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Na manhã desta segunda-feira (19), um vazamento de gás causou uma explosão em uma casa na zona norte de São Paulo e quatro pessoas ficaram feridas — uma ficou soterrada por cerca de cinco horas. Para que acidentes como esse sejam evitados, o Corpo de Bombeiros destaca a importância de alguns cuidados básicos com o botijão de gás.

De acordo com o tenente Vale, os vazamentos costumam ser ocasionados por falta de cuidados e pouca manutenção dos acessórios do botijão como a mangueira e o regulador.

— É importante verificar a data de validade da mangueira e do regulador. Essa data está bem expressa e escrita nos objetos. Outra coisa importante é não substituir as abraçadeiras [objetos que conectam a mangueira no botijão e a mangueira no fogão], por arame, fita, nem nada.

Entre 2011 e 2012, houve um aumento no número de ocorrências por vazamento de gás no Estado de São Paulo. Segundo a corporação, em 2011 foram 3.976 casos contra 4.55 em 2012, como explica vale.

— É um aumento considerado normal, mas é um número teoricamente alto, já que podemos falar em mais de dez ocorrências por dia. Mas é importante lembrar que nem todas geram explosões e queimaduras, mas o vazamento de gás é sempre perigoso.

Veja a seguir as principais recomendações do Corpo de Bombeiros para evitar vazamento de gás:

— Verifique sempre a data de validade do botijão e dos acessórios

— Fique atento ao local de compra do botijão. Só vá a locais credenciados

— A instalação também é importante. A mangueira nunca deve passar por trás do fogão, já que o isolamento térmico existe apenas nas laterais e caso seja muito aquecida, a mangueira pode ficar danificada e o vazamento pode ocorrer

Em caso de vazamento

O tenente Vale alerta que mesmo que não haja explosão, o vazamento de gás pode causar intoxicação e a pessoa pode chegar a desmaiar. Veja como agir em caso de constatação de vazamento:

— A primeira providencia é não ligar nenhum aparelho, não acender nem a luz

— Mantenha portas e janelas abertas

— Retire todas as pessoas que estiverem no local

— Acione os bombeiros pelo 193