Delegacia de polícia é inundada após temporal na zona norte de SP

Água invade plantão do 20º DP (Água Fria) durante a tarde desta quinta-feira (16), quando vários pontos da capital paulista foram atingidos pelas chuvas

Água inundou o plantão do 20º DP (Água Fria), na zona norte de SP

Água inundou o plantão do 20º DP (Água Fria), na zona norte de SP

Reprodução

A sede do 20º DP (Água Fria) foi invadida pela água após as fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (16), situação que causou transtornos às pessoas que estavam na delegacia.

Imagens gravadas durante o alagamento, às quais a Record TV teve acesso, mostram que servidores foram obrigados a puxar o excedente de água com rodos para tentar minimizar o problema, enquanto pessoas aguardavam sentadas para ser atendidas.

De acordo com uma funcionária que atendia as ocorrências no plantão, ouvida pelo R7, o nível da água baixou e não provocou estragos no imóvel ou impacto nas ocorrências que eram registradas.

Por volta das 20h, a situação estava totalmente normalizada. Entretanto, a delegacia está propensa a sofrer novos alagamentos, pois fica em uma região mais baixa, facilitando o acúmulo de água. Segundo funcionários, os alagamentos são recorrentes em dias de chuva forte.

Descaso e falta de investimentos

A presidente do Sindpesp (Sindicado dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Raquel Kobashi Gallinati considerou a inundação do 20º DP como "mais um exemplo da péssima gestão do governo do Estado de São Paulo" devido à falta de investimentos e de estrutura da Polícia Civil paulista — a categoria têm cobrado a administração estadual.

A delegada classificou ações do governo estadual no setor da segurança pública como "propagandas falaciosas e marketing". Raquel Kobashi Gallinati usou a citação do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ayres Britto, na qual o magistrado diz que  "o serviço público é o único patrimônio do descamisado", para cobrar providências.

"É inadmissível que o estado mais rico da federação trate com tamanho descaso a população. O plantonista temporário do governo, eleito pelo povo, tem a obrigação de proporcionar um serviço público de qualidade", complementou a presidente do Sinpesp.

Chuvas na capital

Ruas e avenidas das regiões central e norte da capital, em especial, ficaram alagadas. No entanto, houve registro de enchentes, quedas de árvores e desmoronamentos em vários pontos de São Paulo. O trânsito também foi prejudicado pelas chuvas.

Veja fotos do temporal que provoca enchentes e deslizamentos em SP: