Dependentes químicos bloqueiam rua na Cracolândia, centro de SP

Centenas de usuários de drogas fecharam a passagem de veículos na rua Duque de Caxias na noite desta sexta-feira (13). PM foi acionada

Moradores de rua bloqueiam o trânsito nas proximidades da Estadão Júlio Prestes

Moradores de rua bloqueiam o trânsito nas proximidades da Estadão Júlio Prestes

Arquivo Pessoal

Um grupo formado por centenas de dependentes químicos que vivem na região da Cracolândia fechou o acesso de veículos à rua Duque de Caxias, no centro de São Paulo, na noite desta sexta-feira (13). A Polícia Militar foi acionada e enviou viaturas para conter o tumulto.

Segundo moradores da região, pouco antes, os moradores de rua haviam vandalizado um caminhão que fazia a coleta do lixo na região. "Não chegaram a colocar fogo no caminhão, porque motorista saiu de ré", contou uma mulher — que preferiu não se identificar — que mora em um dos condomínios residenciais da Rua Helvétia ao R7.

Um vídeo gravado pelos condôminos mostra alguns usuários de drogas empurrando uma caçamba por vários metros. "Gritam que vão quebrar tudo, jogam pedaços de madeira e pedras. Eles começaram a por fogo em lixo, colchão e apedrejar tudo", complementou a moradora, assustada pela agressividade dos dependentes químicos.

Na última quinta-feira, a Polícia Militar jogou bombas de gás lacrimogêneo em dezenas de moradores de rua espalhados em uma das vias da Cracolândia. Não houve informação sobre pessoas feridas.

A PM informou que, inicialmente, havia sido mobilizada para dar apoio à GCM (Guarda Civil Metropolitana). Depois, os policiais militares usaram munições químicas para conter a confusão.