Depois de terça fria, SP volta a ter forte calor no resto da semana

Defesa Civil retomou o alerta para temperaturas altas, com índices críticos de umidade do ar. Frio e chuvas só devem voltar a partir do domingo (20) 

Calor vai até o próximo sábado, podendo alcançar máximas de 32ºC

Calor vai até o próximo sábado, podendo alcançar máximas de 32ºC

FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO - 10/09/2020

O frio registrado na cidade de São Paulo nesta terça-feira (15) só deve voltar a partir de domingo (20), de acordo com CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). Na quarta-feira (16) as temperaturas voltam a subir e as temperaturas máximas devem se aproximar dos 30ºC não só na capital, mas em grande parte do estado.

A Defesa Civil do estado de São Paulo retomou o alerta para forte onda de calor, com índices críticos de umidade relativa do ar para os próximos dias. Entre a quarta-feira (16) e o sábado (19) serão registradas máximas entre 32ºC e 35ºC na Grande São Paulo e na Baixada Santista, além das regiões de Registro, Sorocaba, Campinas e São José dos Campos.

Na quarta, a capital terá máxima em torno dos 31°C, e uma dia de poucas nuvens. O cenário deve se repetir nesta quinta-feira (17). Os percentuais mínimos de umidade do ar se mantêm ao redor dos 27%, sem previsão de chuvas para a Grande São Pauo até o fim de semana. 

Já nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Barretos, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru e Marília, as temperaturas ficam entre 35ºC e 40ºC.

As baixas temperaturas desta terça, que chegaram a 18ºC na capital paulista, ocorreram por causa de uma frente fria que avançou afastada no oceano e um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou na costa do Sudeste.

Frio no fim de semana

Uma nova frente fria vai influenciar os ventos e as temperaturas do próximo fim de semana. Há previsão de ventos fortes, em especial no domingo (20), onde as temperaturas diminuem consideravelmente. A chuva deve retornar no mesmo dia, em quantidade razoável em boa parte do estado.