Novo Coronavírus

São Paulo Detran de SP retoma provas práticas de direção com agendamento

Detran de SP retoma provas práticas de direção com agendamento

Medida beneficia cerca de 50 mil alunos que tiveram processo de habilitação interrompido durante pandemia. Há ainda série de protocolos sanitários

Detran de SP retoma hoje provas práticas de direção com agendamento

Detran de SP retoma hoje provas práticas de direção com agendamento

Agência Brasil

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo retoma a partir desta segunda-feira (27) os agendamentos de dia e horário para a aplicação dos exames práticos de direção pelos CFCs (Centros de Formação de Condutores). A medida beneficia cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a pandemia do novo coronavírus.

Leia mais: Acidente com ônibus deixa 11 feridos no Morumbi, zona sul de SP

É necessário fazer o agendamento pelo sistema e-CNH, já utilizado pelos CFCs em todo o estado. A retomada é permitida no Plano São Paulo para as regiões classificadas a partir da fase 2 laranja.

Em junho, o governo estadual retomou, de forma gradual, as atividades dos CFCs com as aulas práticas. Hoje o processo se estende à realização dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, seguindo protocolos sanitários do Detran, debatidos com entidades que representam a categoria. 

Veja também: SP adiará reabertura de cinemas e teatros mesmo com aval do Estado

O presidente do Detran São Paulo, Ernesto Mascellani Neto, destaca que a ampliação dos serviços digitais e as inovações tecnológicas trarão benefícios aos profissionais após o período de distanciamento social: “Nosso objetivo é garantir agilidade e autonomia aos processos de habilitação. Não mediremos esforços para que as autoescolas mantenham as atividades e o pleno atendimento aos alunos”.

Com relação às aulas teóricas, já está pronto o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pela Prodesp (Empresa de Tecnologia do Estado), para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa. As empresas podem disponibilizar a opção para os clientes. 

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) já alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação.

Leia ainda: SP adia desfiles de escolas de samba e Carnaval de rua em 2021

Números

O Detran entregou neste mês 320 mil CRVs (Certificados de Registro do Veículo) e 65 mil CNHs, por drive thru, para CFCs e pelos Correios. Desde o dia 1º, já foram retirados mais de 280 mil documentos.

Por causa da quarentena, o Detran ampliou em 48% as opções digitais de atendimento aos usuários, como renovação simplificada, segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH.

Últimas