Coronavírus

São Paulo Dois casos da variante Delta são detectados no interior de São Paulo

Dois casos da variante Delta são detectados no interior de São Paulo

Homem de 44 anos e mulher de 30 anos residentes no Vale do Paraíba e sem histórico de viagem tiveram sintomas leves

  • São Paulo | Do R7

Coronavírus

Coronavírus

Portal Correio

Dois casos de pessoas infectadas pela variante Delta do novo coronavírus foram detectados pelo Instituto Butantan no interior do estado de São Paulo nesta quinta-feira (15).

Os pacientes são um homem de 44 anos e uma mulher de 30 anos que moram na região do Vale do Paraíba. Nenhum dos dois têm histórico de viagem. Os casos foram identificados por meio de sequenciamento genético.

O homem é morador de Pindamonhangaba, e começou a apresentar sintomas em 28 de junho. Teve febre, tosse e distúrbios de olfato e paladar, e não precisou de internação. Fez exame de PCR no dia 30 de junho, confirmando o diagnóstico e iniciando o isolamento social.

A mulher mora em Guaratinguetá e também teve caso leve, com tosse, coriza e dor muscular iniciados no dia 28 de junho. A confirmação também saiu no dia 30.

O Instituto Butantan notificou a Secretaria de Estado da Saúde, que informou as Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios para monitoramento dos casos e contatos.

Apenas um caso transmissão local de variante Delta havia sido registrado no estado - de um homem de 45 anos, morador da capital. Um outro caso detectado foi importado do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

Variantes no estado de SP

Há centenas de variantes do novo coronavírus ao redor do mundo. Atualmente, quatro delas são consideradas “variantes de atenção” pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento das taxas de transmissão ou da gravidade da infecção. São elas: Gamma (P.1), Alpha (B.1.1.7), Beta (B.1.351) e Delta (B.1.617.2).

Após análises do Instituto Adolfo Lutz e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) foram encontrados 685 casos de transmissão local dessas quatro variantes até 10 de julho, sendo 3 de Delta, 3 de Beta, 39 de Alpha e 640 de Gamma.

Últimas