Coronavírus

São Paulo Doria cria órgão para fiscalizar parcerias de governo com empresas

Doria cria órgão para fiscalizar parcerias de governo com empresas

Órgão vai fiscalizar todas as parcerias estabelecidas pelo governo estadual com setor privado em ações contra a disseminação da covid-19

Agência Estado
Doria cria órgão para fiscalizar parcerias entre poder público e empresas

Doria cria órgão para fiscalizar parcerias entre poder público e empresas

Francisco Cepeda/Estadão Conteúdo – 23.03.2020

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criou uma Corregedoria Setorial Extraordinária para acompanhar e monitorar as aquisições de bens, serviços e insumos para o combate à pandemia do novo coronavírus. A corregedoria também vai fiscalizar todas as parcerias estabelecidas pelo governo estadual com o setor privado em ações contra a disseminação da covid-19.

Leia mais: Uso de máscara é obrigatório em SP a partir desta quinta-feira (7)

Epicentro da doença no País, São Paulo superou na quarta-feira (6) a marca de 3 mil mortes pela doença, o que levou o governador a decretar luto oficial enquanto durar a pandemia. Segundo balanço da Secretaria da Saúde, o Estado registra 3.045 óbitos e 37.853 casos confirmados da doença.

A Corregedoria Setorial Extraordinária foi instalada por meio de resolução conjunta das secretarias de Governo e da Saúde e será subordinada à Corregedoria-Geral da Administração, órgão independente que acompanha os atos administrativos.

Leia mais: SP terá mutirão para morador de rua tirar RG e acessar auxílio federal

Segundo Doria, o grupo de trabalho vai atuar com o Comitê Gestor do Gasto Público, que, desde março, avalia todos os desembolsos no combate à pandemia no Estado.

A resolução, que será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (7) prevê o funcionamento da Corregedoria Extraordinária enquanto perdurarem as ações de enfrentamento da covid-19 no Estado.

Leia mais: Prefeitura de SP estuda endurecer rodízio para aumentar isolamento

Em casos de suspeitas ou denúncias de irregularidades envolvendo compras de bens e insumos ou contratação de serviços, caberá ao grupo de trabalho instaurar "processos ou procedimentos correcionais".

Doria é um dos governadores que têm defendido o isolamento social como principal medida de controle da covid-19. O luto oficial decretado nesta quarta, de acordo com ele, é um "gesto de solidariedade às famílias" atingidas pela pandemia.

Últimas