São Paulo Eduardo Kobra começa a revitalizar murais na cidade de São Paulo

Eduardo Kobra começa a revitalizar murais na cidade de São Paulo

“A Lenda do Brasil”, em homenagem ao piloto Ayrton Senna foi o primeiro a ser renovado. Localizada na rua da Consolação, a obra tem 41 m de altura

Eduardo Kobra já pintou mais de 500 murais em todo o mundo

Eduardo Kobra já pintou mais de 500 murais em todo o mundo

Divulgação/ Agência Record

O artista Eduardo Kobra começou um projeto de restauração e revitalização de seus murais na cidade de São Paulo. “A Lenda do Brasil”, em homenagem ao piloto Ayrton Senna, foi o primeiro a passar passou pelo processo, concluído no último domingo (6). Localizada na rua da Consolação, no centro da capital, a obra tem 41 metros de altura e 17,5 de largura.

"A Lenda do Brasil" durante revitalização

"A Lenda do Brasil" durante revitalização

Divulgação/ Agência Record

A meta do artista é revitalizar, na sequência, o retrato de Oscar Niemeyer, na avenida Paulista.

Além das obras paulistanas, Kobra pretende renovar também o trabalho “Etnias – Todos Somos Um”, no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

Todo o processo de revitalização é custeado por patrocinadores. Com a conclusão da restauração da obra na Consolação - patrocinada pela Audi, empresa alemã de carros -, Kobra pretende chamar a atenção para que outras empresas colaborem com o custeio.

Leia também: Justiça decreta prisão de suspeito de matar agente da PF em adega de SP

Novas técnicas permitem maior duração dos murais

Novas técnicas permitem maior duração dos murais

Divulgação/ Agência Record

Após a renovação, diz Kobra, os murais poderão resistir melhor à passagem do tempo, reduzindo os danos causados pelas condições climáticas, como chuva, sol, calor, frio e poluição.

O tempo de construção de cada parede também interfere na durabilidade do trabalho. O preparo de cada uma é importante, assim como o uso de tintas acrílicas e aplicação de verniz ao final dos trabalhos. O preparo da parede também faz toda diferença, assim como o uso de tintas acrílicas e aplicação de verniz ao final dos trabalhos.

Leia também: São Paulo vai monitorar aprendizagem dos estudantes

Em "A Lenda do Brasil", o artista usou cerca de 300 latas de spray, além de 30 galões de tinta esmalte sintético, três latas de 18 litros de verniz, um galão de produto fixador e um galão de latex acrílico.

Todo o trabalho contou com dois artistas auxiliares, mas, dependendo da extensão do mural, a equipe pode chegar a oito pessoas.

Kobra já pintou mais de cem murais em cerca de 35 países, nos cinco continentes. Lugares como Estados Unidos, Suécia, França, Inglaterra, Rússia, Polônia, México, Japão, Emirados Árabes e Taiti. No Brasil, Kobra já fez mais de 400 murais, em 30 anos de trabalho.

Últimas