Novo Coronavírus

São Paulo Em Botucatu (SP), fiscais processam quem burla isolamento social

Em Botucatu (SP), fiscais processam quem burla isolamento social

De 40 visitas domiciliares já realizadas, houve nove flagrantes de pessoas descumprindo as medidas. Casos resultam em abertura de inquérito policial

Agência Estado
Em Botucatu (SP), fiscais processam quem burla isolamento social

Em Botucatu (SP), fiscais processam quem burla isolamento social

ANDERSON LIRA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - 22/05/2020

Fiscais municipais estão fazendo visita surpresa às casas de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, em Botucatu, no interior de São Paulo. Se há flagrante de desrespeito ao isolamento, a burla é registrada em boletim de ocorrência policial e o caso é encaminhado à Justiça. De 40 visitas domiciliares já realizadas desde o início desta semana, houve nove flagrantes de pessoas descumprindo as medidas. Os casos resultam na abertura de inquérito, já que o código penal prevê pena de detenção de um mês a um ano, além de multa, a quem infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Leia mais: Carros circulam dentro de shopping de Botucatu (SP) para compras

Conforme a prefeitura, "fiscais de conduta, juntamente com profissionais da Defesa Civil, batem nas portas das casas e, ao verificarem a ausência das pessoas diagnosticadas com coronavírus, registram um boletim de ocorrência na Polícia Civil" para as providências legais. A fiscalização está sendo realizada com apoio da Guarda Civil Municipal. Atualmente, 155 pessoas estão em quarentena em casa, sendo acompanhadas por telefone pela Central Coronavírus. A ação dos agentes complementa esse monitoramento.

Veja também: INSS de SP implanta drive-thru para entrega de documentos em agências

O secretário de governo Fábio Leite disse que a ação foi iniciada depois de várias denúncias de que pessoas com o vírus, mas assintomáticas, foram vistas em locais públicos, com risco de transmitir a doença. A cidade vem fazendo testes em massa da população para desenvolver estratégias contra a pandemia. "As casas a serem visitadas são sorteadas aleatoriamente entre as que têm pessoas em isolamento e a visita acontece sem prévia comunicação", disse. Segundo ele, se a pessoa é encontrada em casa, é feito um relatório de avaliação das condições de saúde.

Leia ainda: 'Onda' da covid-19 segue para o oeste do Estado de São Paulo

Botucatu registra 671 casos positivos e 15 mortes pela covid-19. O balanço não considera os óbitos de pessoas de outras cidades registrados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, que é referência para a doença na região e já registrou 33 mortes desde o início da pandemia. A cidade de 146 mil habitantes faz parte da regional de saúde de Bauru, que foi rebaixada da fase laranja para a vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo de reabertura das atividades econômicas.

Últimas