São Paulo Esqueleto gigante visto no litoral de SP pertence à espécie baleia-sei

Esqueleto gigante visto no litoral de SP pertence à espécie baleia-sei

Técnicos do Biopesca constataram, na última quarta, que local se tratava de onde uma baleia da mesma espécie encalhou em 2016

  • São Paulo | Do R7

Ossada gigante foi encontrada no litoral sul de São Paulo

Ossada gigante foi encontrada no litoral sul de São Paulo

Soul Peruíbe / Facebook

O esqueleto gigante encontrado em uma praia de Peruíbe, no litoral paulista, pertence à espécie Balaenoptera borealis (baleia-sei), confirmou nesta segunda-feira (31) o Instituto Biopesca.

Os técnicos do Biopesca foram ao local na última quarta-feira (26) e constataram que o ponto em que a ossada estava é o mesmo em que uma baleia-sei encalhou em 2016, já sem vida, e onde foi enterrada. O instituto foi acionado para atender a ocorrência naquela ocasião e, assim, pôde confirmar tratar-se do mesmo animal.

A ossada foi vista no último dia 24 (segunda-feira), na praia da Barra do Uma, localizada na Estação Ecológica Jureia Itatins, litoral sul de São Paulo. Moradores do local recolheram a ossada para que não fosse levada pela maré, e o instituto pôde coletar uma amostra do material para registro e arquivamento. O restante ficou sob a guarda da Fundação Florestal.

A carcaça estava em um local de difícil acesso, a mais de 20 quilômetros do centro da cidade. As fotos do esqueleto, de quatro metros de comprimento, viralizaram rapidamente nas redes sociais na última semana.

Últimas