São Paulo Estação Tucuruvi do Metrô de SP faz mutirão para testes de hepatite

Estação Tucuruvi do Metrô de SP faz mutirão para testes de hepatite

Passageiros poderão realizar testes de hepatite C e glicemia, medir a pressão arterial e receber kits de higiene.

  • São Paulo | Edilson Muniz, da Agência Record

Passageiros poderão fazer testes de hepatite C e glicemia, medir a pressão

Passageiros poderão fazer testes de hepatite C e glicemia, medir a pressão

Divulgação

A estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul, do Metrô de Sã Paulo, recebe um mutirão da saúde, das 9h00 às 12h00 deste sábado (19). Os passageiros poderão realizar testes de hepatite C e glicemia, medir a pressão arterial e receber kits de higiene.

A iniciativa tem como público alvo pessoas com idade acima de 40 anos, faixa etária de maior prevalência da hepatite C, porém os testes serão feitos em todos os interessados. Para esta ação serão disponibilizarão 400 testes de hepatite C (HCV) e outros 400 testes de glicemia. O material é todo descartável para evitar qualquer tipo de risco de contaminação.

O objetivo da campanha é esclarecer dúvidas sobre a hepatite C e orientar os portadores já diagnosticados sobre os tratamentos disponíveis. A ação contará com atendimento de enfermeiros, técnicos de enfermagem e voluntários do Rotary's Clube São Paulo do Tremembé e Cantareira, organizador do mutirão.

A hepatite C é uma inflamação do fígado provocada pelo vírus HCV, transmitido principalmente por meio do compartilhamento de seringas e agulhas. A maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas, sendo portadoras do vírus sem que saibam. Em alguns casos, é possível notar o surgimento de sintomas semelhantes aos de gripe, como febre, enjoo e falta de apetite.

Após alguns dias da infecção já é possível notar sintomas mais específicos, como dores abdominais, dores nos músculos e articulações, urina escura, fezes claras, cor amarelada da pele e dos olhos, dor na região superior direita da barriga, cansaço excessivo e barriga inchada.

Caso seja notado o aparecimento de qualquer um desses sintomas, é importante consultar um médico e iniciar o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e promover a eliminação do vírus do corpo.

Últimas