Estado de São Paulo acumula 5.147 pessoas mortas por covid-19 

As secretarias de saúde notificaram 324 óbitos nas últimas 24 horas, o que representa um aumento de cerca de 7% em apenas uma semana 

Em todo o Estado, a média é de 71,4% leitos ocupados

Em todo o Estado, a média é de 71,4% leitos ocupados

Suamy Beydoun/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo - 8.5.2020

As cidades do Estado de São Paulo atingiram um total de 5.147 mortes por covid-19 nesta terça-feira (19). Foram notificados 324 óbitos nas últimas 24 horas, o que representa um aumento de cerca de 7% e mais de mil mortes em apenas uma semana — na terça (12) eram 3.949 vítimas fatais.

Hoje, São Paulo também superou o recorde de mortes confirmadas em um só dia, que até agora era de 224 óbitos em 24 horas no dia 28 de abril.

Durante coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Dimas Covas, classificou o período entre quarta-feira (20) e a próxima segunda-feira (25) como "os dias mais importantes" do combate à pandemia. 

"Estamos perdendo essa batalha contra o vírus, essa é a realidade", disse Dimas, acrescentando que nos próximos dias "a população terá oportunidade de fazer a sua parte". "Os dias que se seguem, na minha opinião, não são dias de feriado. São dias de luto."

A taxa de ocupação de leitos em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) na Região Metropolitana de São Paulo é de 88%. Em todo o Estado, a média é de 71,4% leitos ocupados.