Novo Coronavírus

São Paulo Estado de São Paulo deixa fase vermelha em plano de flexibilização

Estado de São Paulo deixa fase vermelha em plano de flexibilização

De acordo com o plano São Paulo de flexibilização, nenhuma região irá para a fase verde do plano. Franca e Registro ainda estavam na fase vermelha

  • São Paulo | Daniela Salerno, da Record TV

Pela 1ª vez o estado de São Paulo não tem nenhuma região na fase vermelha

Pela 1ª vez o estado de São Paulo não tem nenhuma região na fase vermelha

Reprodução

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou nesta sexta-feira (21) que todo o estado deixa a fase vermelha, considerada a mais restritiva do plano São Paulo, que prevê a flexibilização de atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus.

Leia também: Após novos exames, Doria diz que ele e Bia estão livres da covid-19

"Temos cinco regiões que progrediram que saíram de fases mais restritivas para fases de abertura consciente e pela primeira vez nenhuma região do estado fica no vermelho, o que mostra claramente que a epidemia começa a deixar o estado de São Paulo", afirmou Rodrigo Garcia.

"As regiões oeste e norte da Grande São Paulo, assim como Registro, Franca e Barretos avançaram nessa 11ª classificação e com isso nenhuma das 17 regiões de saúde estão na fase vermelha. O estado começa a sair do platô e nos fortalece no combate à pandemia."

"Estamos conseguindo identificar muito mais precocemente os casos, proceder o isolamento dos contactantes, identificar os vulneráveis para formas mais graves, isso não quer dizer que vencemos a covid-19 do nosso meio, quer dizer que conseguimos controlar. Precisamos da vacina para imunizar a população", afirmou Jean Gorinchteyn, secretário estadual da saúde.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, houve um grande avanço em Franco e na região de São José do Rio Preto. "Houve ainda uma queda de casos de 26%. É a primeira vez que teremos uma reclassificação com nenhuma região na fase vermelha."

Na última atualização divulgada pelo Comitê de Contingência do Coronavírus em São Paulo, as cidades de Franca e Registro ainda estavam na fase vermelha. De acordo com o plano São Paulo, nenhuma região irá para a fase verde do plano.

O vice-governador anunciou ainda que o estado vai realizar um inquérito sorológico na rede estadual de educação. O objetivo, segundo Garcia, é que o estudo ofereça mais informações para embasar a decisão sobre a volta às aulas.

Veja a evolução das regiões do estado de São Paulo

Veja a evolução das regiões do estado de São Paulo

Reprodução

Últimas