Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exposição fotográfica revela as histórias de mulheres que trabalham no metrô

"Elas do Metrô" reúne 19 imagens captadas pelo fotógrafo Léo Pinheiro 

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

Exposição sobre as trabalhadoras do Metrô de SP
Exposição sobre as trabalhadoras do Metrô de SP Exposição sobre as trabalhadoras do Metrô de SP

As trabalhadoras também marcam presença na gigantesca engrenagem de processos que movimenta o metrô de São Paulo. A partir de hoje (4) e durante todo o março, um pouco dessa história será contada na exposição fotográfica "Elas do Metrô", na estação Sé, no centro da cidade.

São 19 imagens do fotógrafo Léo Pinheiro que retratam o cotidiano de mulheres que trabalham no sistema metroviário do país em diversas funções, deste a manutenção até a operação dos trens. A exposição é gratuita. 

O fotógrafo Léo Pinheiro, do C41 Estúdio, acompanhou a rotina de trabalho das funcionárias do metrô entre setembro e novembro do ano passado. "São pessoas essenciais para o funcionamento do metrô, que todos sabem que estão lá, mas ninguem conhece as histórias delas. A ideia da exposíção é mostrar em imagens que são elas", disse.

A exposição foi baseado em um projeto documental do fotógrafo sobre a chef brasileira Thais Sampaio, em Dublin (Irlanda), que foi finalista do 21° Concurso Latinoamericano de fotografía documental Los Trabajos y Los Días da Escuela Nacional Sindical de Medelin, na Colômbia.

Publicidade

Todas as fotografias na exposição são em preto e branco. "Em janeiro, a exposição passou pela estação das Clínicas. No mês de fevereiro, ela foi para a estação Tatuapé. Agora fica na Sé durante o mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher", disse o fotógrafo.

Além das fotografias, também foi produzido um video-documentário em parceria com o site Ondda sobre as mulheres que trabalham no metrô de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.