Novo Coronavírus

São Paulo Faltam remédios do kit intubação em mais de 35% dos serviços de SP

Faltam remédios do kit intubação em mais de 35% dos serviços de SP

Segundo Cosems, 265 municípios estão em situação crítica de bloqueadores neuromusculares e 275 têm escassez de sedativos

Faltam remédios do kit intubação em mais de 35% dos serviços de SP, segundo Cosems

Faltam remédios do kit intubação em mais de 35% dos serviços de SP, segundo Cosems

Amanda Perobelli/Reuters - 24.03.2021

Um levantamento do Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) indica que 59%, de um total de 1.514 serviços municipais, têm estoque de bloqueadores neuromusculares para apenas sete dias, sendo que 39% estão zerados no fornecimento.

A situação se repete em relação aos sedativos. A pesquisa aponta que 61% dos 931 serviços municipais possuem estoque para uma semana e 36,7% já não têm nenhum.

Ao todo, 265 municípios estão em situação crítica de fornecimento de bloqueadores neuromusculares e 275 cidades têm falta de sedativos. 

Situação do estoque de sedativos nos municípios

Situação do estoque de sedativos nos municípios

Divulgação / Cosems-SP

Os dados são do dia 5 de abril e foram obtidos por meio do MEDCOVID (Sistema de Monitoramento de Consumo e Estoque dos Medicamentos do Kit Intubação), desenvolvido pela CAF (Coordenadoria de Assistência Farmacêutica), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

De acordo com o Cosems, a falta está relacionada a diversos fatores, como escassez dos insumos no mercado nacional, requisições em quantidade insuficiente pelo Ministério da Saúde, atrasos dos fornecedores das compras municipais e ampliação do consumo com o agravamento da pandemia de covid-19.

Outro fator apontado pelo órgão é a inserção de novos serviços no cuidado aos pacientes com suspeita ou confirmados com o novo coronavírus.

Entre os sedativos em falta estão Midazolam 5 mg e Propofol 10 mg de 20 e 100 ml. Já os bloqueadores em situação crítica são: Atracúrio, Besilato 10 mg de 2,5 e 5 ml, Cisatracúrio, Besilato 2 mg de 5 e 10 ml, também Rocurônio, Brometo 10 mg e Suxametônio, Cloreto de 100 mg.

Últimas